Segundo dia de intercâmbio sobre Tempo Integral em Pernambuco destaca protagonismo dos estudantes
Comitiva da Seduc RS visitou as escolas pernambucanas Ageu Magalhães e José Vilela
Publicação:

No segundo dia do intercâmbio da Seduc em Pernambuco sobre o modelo de ensino em tempo Integral, nesta quinta-feira, 4 de maio, foram visitadas duas escolas de referência da rede estadual localizadas em Recife: Ageu Magalhães e José Vilela.
A comitiva gaúcha, composta pela secretaria adjunta da Educação, Stefanie Eskereski, pelo subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo, e 15 gestores da rede estadual do RS, esteve pela manhã na Escola Estadual Referência em Ensino Médio Ageu Magalhães.

Durante a visita, foram apresentados projetos liderados pelos próprios estudantes, reforçando o compromisso do modelo de Tempo Integral com o protagonismo dos jovens.
"Fomos recebidos pelos alunos e tivemos a oportunidade conversar sobre os clubes juvenis presentes na escola e sobre as disciplinas eletivas disponíveis. A equipe diretiva também nos apresentou todo o funcionamento da instituição, sua matriz curricular, entre diversos outros pontos" explica a Stefanie Eskereski.
As atividades eletivas vão desde a fabricação de sabonetes no laboratório de Ciências, passando por grupos de danças capitaneado pelas estudantes, além do Literomusica, projeto que envolve alunos e professores na construção de apresentações teatrais e musicais destacando clássicos da literatura dentro da própria biblioteca.
"Nossos gestores estão saindo desse segundo dia de visitas com bastante bagagem e muita inspiração para que a gente possa transformar o nosso ensino em Tempo Integral no Rio Grande do Sul", destaca o subsecretário Marcelo Jerônimo.

Já a Escola Jose Vilela foi a escolhida para a visita da tarde. Com uma grande presença de projetos reforçando a cultura local, a comitiva acompanhou apresentações destacando os povos indígenas e as danças típicas pernambucanas, como o frevo. Os gestores do RS puderam também conhecer a estrutura física da escola, além de compartilhar experiências com os colegas locais, entendendo seus principais desafios.
"Todas as expectativas estão sendo superadas durante essa imersão aqui em Pernambuco. É uma experiência de troca de conhecimentos, inclusive, tendo outras visões sobre o Tempo Integral. Percebi que aqui existe um cuidado muito especial com a questão humana, tendo o estudante e o seu protagonismo com papel central", avalia o diretor da escola Setembrina, de Viamao, Ednilson Roesler.