Segundo dia da Jornada Pedagógica discute busca ativa, avaliação diagnóstica e frequência escolar
Publicação:

Nesta terça-feira, 23 de julho, a secretaria da Educação (Seduc) promoveu o segundo dia da Jornada Pedagógica 2024/2, com foco em debates sobre busca ativa, avaliações de rendimento escolar e registros de frequência dos estudantes da rede estadual. O evento é transmitido pelo canal TV Seduc RS, no YouTube, e segue até sexta-feira, 26 de julho.
Durante esta semana, período em que ocorre o recesso das aulas nas escolas, os professores e a equipe diretiva participam de atividades, palestras e cursos de formação para alinhar o planejamento do segundo semestre letivo.
Discussão sobre Avaliação Diagnóstica
Conduzido pelas professoras Luana dos Santos e Bruna Chernhak, a programação iniciou com uma discussão sobre a apropriação de dados da avaliação diagnóstica. A professora Daniela Zenatto Jornada, do Departamento de Avaliação Educacional, e os professores Jonathan Becker e Fernando Heck compartilharam informações a respeito do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS).
O SAERS, no seu modelo atual, foi instituído em 2022 e é aplicado anualmente. Ele avalia estudantes das escolas públicas estaduais e municipais do Estado. As provas envolvem testes de português e matemática, questionários contextuais e são voltadas para estudantes do segundo, quinto e nono ano do Ensino Fundamental e da terceira série do Ensino Médio. As escalas de proficiência, que avaliam as faixas de desempenho, variam entre abaixo do básico, básico, adequado e avançado
Entre os destaques dos resultados, Daniela mencionou o aumento de proficiência dos Anos Iniciais. No caso da Língua Portuguesa, os números gerais mostraram um crescimento de 17 pontos no segundo ano e de 10 no quinto ano em relação aos dados de 2022. Na Matemática, a melhoria foi de 19 e de 13 pontos, respectivamente.
“Temos muito a comemorar e agradecer pelo trabalho dos professores, que merecem essa atenção e reconhecimento. São muitas as estratégias e as formas de auxílio que temos para melhorar essas proficiências dos Anos Iniciais, que são basilares para o restante da trajetória da educação,” ressaltou Daniela.
Outro tópico abordado foram os dados de Avaliação Diagnóstica de Fluência 2024, trazendo o comparativo entre edições. A prova mede a habilidade leitora dos estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental. No início de 2023, 47% dos alunos que participaram dos testes foram classificados como leitores, com nível iniciante ao fluente. Neste ano, com a mesma metodologia, 56% já são considerados leitores.
A programação tratou ainda dos marcos de desenvolvimento estratégicos, que funcionam como indicadores para mapear o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao longo das etapas da educação. São ferramentas pedagógicas de monitoramento que incluem tópicos transversais, como alfabetização, consolidação da capacidade de leitura e escrita, raciocínio matemático e pensamento crítico.
Além disso, durante o encontro, foram apresentados os Cadernos de Aprendizagem Contínua, material didático criado para auxiliar e complementar o trabalho em sala de aula, ajudando os estudantes a consolidar o estudo.
A professora Salete Albuquerque, diretora do Departamento de Avaliação Educacional, respondeu às dúvidas dos participantes da transmissão. Ela também enfatizou o engajamento da comunidade escolar como um elemento que facilita a criação de novas estratégias de ensino.
“No Rio Grande do Sul, a participação do Ensino Médio no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), por exemplo, mostrou um avanço significativo: passou de 40% em 2021 para cerca de 80% em 2023. Isso é mérito de vocês, que estão nas escolas. A mobilização está ocorrendo, a cultura de evidência e a aplicação das avaliações estão mudando. Sem diagnóstico, não temos como realizar intervenções eficazes que atendam às lacunas demonstradas pelos estudantes”, reforçou.
Busca ativa e frequência escolar
Izabel Teixeira da Silva, diretora do Departamento de Apoio à Gestão Escolar, e Rejane de Oliveira, chefe da divisão de gestão escolar, detalharam questões relativas à frequência escolar e sobre a busca ativa como forma de assegurar a conclusão dos estudos.
“É toda a estratégia que a escola desenvolve para localizar o estudante ou para evitar sua evasão. Isso começa antes, assim que um aluno falta uma vez, já iniciamos o questionamento. Não se trata apenas de uma ação da escola, mas envolve assistência social, saúde, conselhos tutelares e uma rede dinâmica e contínua”, explicou Rejane.
Para demonstrar na prática como ocorre a busca ativa, a diretora Santini Galli, da Escola William Richard Schisler, de Porto Alegre, trouxe a experiência da instituição para restabelecer o vínculo dos alunos.
“Ficamos 13 dias afastados porque estávamos numa região de risco, embora a escola não tenha sido atingida. Quando voltamos, oito alunos não apareceram. Entramos em contato com os pais, familiares e amigos. A escola é o lugar de referência para eles. Estamos localizados em um lugar do Bairro Menino Deus onde muitas casas foram alagadas. No retorno, os estudantes voltaram muito felizes”, afirmou Santini.
O evento reforçou a necessidade de registros precisos de frequência escolar, com flexibilização temporária para escolas que perderam documentação durante as enchentes e inundações de maio. A versão mais recente do sistema Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI) foi apresentada em detalhes, juntamente com esclarecimentos sobre os Estudos Compensatórios de Infrequência, oferecidos aos estudantes que retornam ao convívio escolar.
Nos próximos dias da Jornada Pedagógica, ocorrerão os encontros das salas temáticas e as atividades nas escolas.
Confira a programação abaixo:
24/7 - Salas temáticas:
- Sala temática: Professores da 1ª, 2ª e 3ª séries do EM (Enem)
- Sala temática: Professor EMTI
- Sala temática: Modalidades (campo, quilombola e indígena)
- Sala temática: Professores AEE e escola especial
- Sala temática: Educação profissional
- Sala temática: Professores EJA
- Sala temática: Ensino Fundamental 1
- Sala temática: Ensino Fundamental 2
24/7 - Salas temáticas (noite):
- Sala temática: Educação profissional
- Sala temática: EJA