Seduc realiza capacitação para a inclusão de alunos com deficiência no JERGS
Encontro de formação educacional ocorreu no último fim de semana em Santo Ângelo
Publicação:
A Secretaria Estadual de Educação, através da Assessoria de Esporte Educacional do Departamento Pedagógico, realizou no último final de semana no Colégio Estadual Missões, em Santo Ângelo, uma formação de capacitação para a prática de esportes paralímpicos. A formação faz parte do processo de inclusão de alunos com deficiência nos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), que terá na edição deste ano a inserção de alunos com deficiência na modalidade de Atletismo.
Ao todo, ocorrerão sete formações que contemplarão todas as CREs. Nesta edição, que ocorreu nos dias 3 e 4 de junho, participaram a 14ª, a 17ª, a 21ª, a 32ª e a 36ª CRE. Cada coordenadoria indicou quatro professores de Educação Física de sua região, um assessor de esporte educacional e um assessor de educação especial para participar do evento.
Conforme a assessora de Esporte Educacional da Secretaria de Educação do RS, Danusa Elena Zanella, o processo de inclusão do aluno com deficiência tem que ocorrer através da integração com os demais estudantes no âmbito escolar e desportivo. “ Como vamos incluir os alunos no JERGS se lá na outra ponta, na preparação desses jovens na sala de aula, esse processo não for iniciado? Então é exatamente para isso que estas formações ocorrem. Para que os profissionais da educação possam cada vez mais contribuir para diminuir essas diferenças ”, explica.
Ainda de acordo com a assessora, a capacitação possui atividades como conhecimento da legislação, palestras educacionais de representantes das coordenadorias, práticas desportivas adaptadas para a deficiência do aluno e mesas de discussões para ampliar o debate. “Procuramos fazer com que cada CRE possa trazer o conhecimento de seus profissionais e contribua para elaborar tarefas não só práticas, mas discussões temáticas que ampliem o conhecimento sobre o assunto”, reitera.
O evento também teve como palestrantes as professoras Cleni Pires e Alice Maicá, da 14ª CRE, e Fernanda Michaelsen, da 1ª CRE. A abertura foi realizada pela coordenadora adjunta regional de Educação, Enida Teresinha Lange Sallet, que destacou a atitude paradesportiva como oportunidade para a pessoa com deficiência participar de um processo de inclusão.
A próxima edição da capacitação, que será a terceira das sete a serem realizadas, ocorrerá nos dias 13 e 14 de junho, em Carazinho, e irá contemplar também as regiões de Cruz Alta, Soledade, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Erechim.