Seduc promove Seminários Regionais sobre EJA
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A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) começa em 17 de maio, em Uruguaiana, o processo de realização dos Seminários Regionais de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os encontros são dirigidos a supervisores ou coordenadores pedagógicos e professores das Totalidades Iniciais e Finais das escolas que têm EJA e dois representantes de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE) participante. A expectativa é de que encontros reúnam mais de 1.700 pessoas, representando as 548 escolas estaduais que mantêm EJA, as CREs e o DP da Seduc. O primeiro Seminário Regional contará com representação de três CREs: 10ª, 19ª e 35ª, numa estimativa de 126 participantes.
Construídos em parceria da Coordenação de EJA (CEJA) do Departamento Pedagógico da Seduc com Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), os sete seminários têm como objetivo incentivar a discussão entre professores acerca dos princípios político-pedagógicos que fundamentam a EJA e subsidiar a reconstrução dos Planos de Estudos e Regimentos das escolas que oferecem a modalidade, a partir da Resolução 313 do Conselho Estadual de Educação (CEED). Todos os encontros apresentarão palestra e debates sobre a Resolução 313/11, a cargo de representação da Coordenação de Estrutura e Funcionamento Escolar (CEFE) da Seduc, debates sobre a metodologia e avaliação de estudantes na EJA e relatos de Boas Práticas Educativas.
Resolução 313
O documento do CEED, de março de 2011, consolida normas relativas à oferta da EJA no Sistema Estadual de Ensino, de acordo com diretrizes nacionais fixadas pelo Conselho Nacional de Educação. Essas normas devem estar contempladas nos currículos a partir de 2012. Para isso, os regimentos escolares e a matriz curricular devem ser reorganizados e encaminhados pela Seduc ao CEED até 30 de setembro. O dia 30 de agosto é o prazo final para os documentos serem entregues às CREs por cada escola.
A EJA
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino com caráter regular ou de suplência oferecida àqueles que não tiveram acesso à escola na idade própria, no Ensino Fundamental e Médio. Para o Fundamental, a idade mínima é de 15 anos. Para o Médio, o jovem deve ter pelo menos 18 anos ao ser matriculado. Na EJA regular, a estrutura curricular se divide em Totalidades, e não em anos ou séries. Assim, no Ensino Fundamental, as Totalidades 1 e 2 (T1 e T2) correspondem ao período do 1º ao 5º anos; e as Totalidades 3 a 6, do 6º ao 9º anos. A Resolução 313/11 determina que para as Totalidades 1 e 2 a estrutura é livre; para as T3 a T6, a carga horária mínima deve ser de 1.600 horas. Já no Ensino Médio, as Totalidades, T7, T8 e T9, devem ter 1.200 horas no mínimo.
A EJA regular é oferecida na rede estadual em 548 escolas. Em 2010, foram matriculados 90.228 alunos, sendo 70.220 na modalidade presencial e 20.008 na semipresencial. De acordo com Adriana Rodrigues, coordenadora da CEJA na Seduc, um dos desafios da secretaria é qualificar a proposta pedagógica das turmas de EJA existentes e combater a evasão.
Calendário dos Seminários Regionais:
Maio:
17 ? Uruguaiana ? CREs: 10ª, 19ª e 35ª ? 40 escolas
18 ? Ijuí ? CREs:
36ª, 14ª, 17ª, 21ª, 32ª ? 65 escolas
19 ? Passo Fundo ? CREs: 7ª, 9ª, 15ª, 20ª, 25ª e 39ª ? 97 escolas
24 ? Caxias do Sul ? CREs: 4ª, 23ª, 16ª ? 39 escolas
25 ? Santa Cruz do Sul ? CREs: 3ª, 6ª, 8ª, 24ª ? 108 escolas
26 ? Pelotas ? CREs: 5ª, 13ª 18ª ? 58 escolas
01 de junho ? Porto Alegre ? CREs :1ª, 2ª, 11ª, 12ª, 27ª e 28ª ? 141 escolas