Seduc promove imersão para construir os rumos da política de Formação Continuada Docente
Publicação:

Para fortalecer a capacitação docente e alinhar as políticas de formação continuada às necessidades das escolas da Rede Estadual, a Secretaria da Educação (Seduc) realizou, na manhã desta terça-feira (25/3), o evento "Diálogos pela Formação: Rumo a uma Política Transformadora". O encontro ocorreu no Instituto de Educação General Flores da Cunha, em Porto Alegre, reunindo cerca de 45 convidados, que participaram de um momento de imersão e de trocas de experiências.
Contando com a presença de representantes de universidades, diretores de escola, professores, estudantes da Rede Estadual, gestores públicos e parceiros do Terceiro Setor, a iniciativa também teve o objetivo de iniciar a construção de um material de referência. O documento, elaborado de forma coletiva, servirá de base para orientar a atuação da Seduc nas ações de capacitação docente no Estado.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento da Educação, Naomy Oliveira, reforçou que é uma meta da Seduc congregar diferentes vozes para construir uma política pública cada vez mais eficaz e inclusiva. "Esse momento é importante para ouvir os atores que impactam e são impactados pelo que fazemos enquanto Secretaria. Aqui temos desde universidades, que trazem a expertise acadêmica, lideranças de vários setores da Seduc, como Infraestrutura e Jurídico, estudantes e professores, que vivem o dia a dia das escolas”, afirmou.
Ela destacou ainda que a formação é o marco inicial de uma processo mais amplo, que incluirá etapas de escrita, validação e implementação das diretrizes, dando continuidade a uma visão de alinhamento. “Queremos que essa construção seja colaborativa desde o início, assim como está sendo hoje. Cada um, a partir do seu lugar, traz suas próprias contribuições, em um compromisso com a escuta ativa e a ação conjunta”, ressaltou.

O caráter estratégico do encontro foi sintetizado por Beatriz Birkhan, assessora pedagógica da Seduc. “É uma semente para uma política que está se consolidando. Reunir no mesmo espaço diferentes atores e agentes permite que se crie uma conversa para pensar o futuro”, disse.
Da mesma forma, ela explicou o que significa a formação continuada na Rede Estadual. “É a oportunidade que os professores têm de se manter capacitados e atualizados. Então, ela é uma obrigação tanto da sociedade quanto da Secretaria de Educação. Estamos oferecendo uma oportunidade de diálogo para ouvir o que os nossos professores precisam, o que eles querem, o que é a necessidade na escola”, completou.
A programação do evento convidou os participantes para discutirem o papel da formação continuada docente, com foco no futuro próximo, pensando em modelos, estratégias e metodologias. Com atividades práticas, o encontro trouxe questões sobre legislação educacional, perspectivas acadêmicas e relatos dos profissionais da educação no Estado.
A imersão teve a participação de representantes da UFRGS, PUCRS e UERGS, além de coordenadores das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), do Conselho Estadual de Educação, do Instituto IUNGO e do Movimento Profissão Docente. Ao final, foi elaborado um mapa de diretrizes para orientar a Seduc na implementação de políticas de formação continuada.