Seduc promove formação de Educação Ambiental a partir desta segunda-feira (22)
Ação será realizada em parceria com o Instituto Venturi, o Instituto Akatu e RGE Distribuidora de Energia
Publicação:

Com objetivo de formar professores-multiplicadores em Educação Ambiental Formal, visando a implantação de forma transversal e interdisciplinar no currículo das escolas, estimulando a aprendizagem sobre o consumo consciente e sustentabilidade nas escolas, em uma visão sistêmica do meio ambiente, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, em parceria com o Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, o Instituto Akatu e a RGE, lança a partir da segunda-feira, 22 de março, a Formação em Educação Ambiental para os professores da Rede Estadual de Ensino.
Para se inscrever procure a direção da sua escola! Ainda dá tempo!
A capacitação será dividida em três trimestres, em rodízio por blocos de CREs, totalizando 170 horas/ aulas. O instituto Akatu irá disponibilizar um curso de 40 horas por meio da plataforma Edukatu. Depois, o Instituto Venturi irá ofertar uma formação de 90 horas, por meio de sua plataforma. Finalmente, a RGE irá oferecer 40 horas também por meio de sua própria plataforma.
A Assessoria de Educação Ambiental da SEDUC/CREs acompanhará todas as formações. Todos juntos para uma grande Formação!
As formações irão abordar o consumo consciente, a destinação correta dos resíduos e sua relação com a economia, dentre outros temas de interesse contemporâneos.
Parceiros pela Educação Ambiental
De acordo com a presidente do Instituto Venturi Para Estudos Ambientais, Arlinda Cézar, este é um projeto fundamental para o futuro da educação no Estado, que construirá aprendizagens significativas para toda comunidade escolar do Rio Grande do Sul. "Temos como missão alcançar 2.400 escolas estaduais, cerca de 39 mil professores, 825 mil alunos, além de técnicos", declara.
A Analista de Eficiência Energética da RGE, Letícia Dotta Rech, salienta o alinhamento de valores de ambas instituições ponderando que projetos como este são de suma importância para a difusão da cultura de eficiência energética e desenvolvimento sustentável na comunidade escolar.
"A capacitação de professores promove a integração entre os participantes, debatendo sobre conceitos científicos e reforçando a importância do protagonismo dos alunos”, conta Letícia.
A gerente de educação do Instituto Akatu, Denise Conselheiro, afirma que a parceria com a Seduc busca estimular a aprendizagem sobre o consumo consciente e sustentabilidade nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, através da utilização da plataforma do Edukatu e de seus materiais lúdicos e interativos.
"A proposta do Edukatu, que conta com o apoio da Braskem, é que cada participante do projeto seja um multiplicador, usando o espaço da rede para compartilhar e ampliar, de forma colaborativa, o debate sobre consumo consciente, sustentabilidade e economia circular”, explica.