Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc participa de webinário sobre a Política de Educação Integral do RS

Publicação:

A imagem mostra uma tela do encontro do webinário Programa Escola em Tempo Integral.
O encontro foi transmitido pelo canal do youtube Programa Escola em Tempo Integral, idealizado pelo Ministério da Educação - Foto: Divulgação ASCOM | Seduc
Por Priscila Valerio

Com o objetivo de debater sobre a Educação em Tempo Integral, a secretária Estadual da Educação, Raquel Teixeira, participou do Webinário “Política de Educação Integral do RS, nesta quarta-feira (18/09). O encontro foi transmitido pelo canal do YouTube Programa Escola em Tempo Integral, idealizado pelo Ministério da Educação (MEC) para desenvolver cursos de formação sobre a metodologia.

Na abertura, a titular da pasta Raquel Teixeira destacou os principais aspectos da educação em tempo integral, bem como seus efeitos acadêmicos. “A educação integral trata da plenitude do ser humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural. Além disso, é notável o rendimento superior dos jovens que estão em Escolas em Tempo Integral (EMTI)".

A secretária também comemorou o crescimento da expansão das EMTI na rede estadual gaúcha que, em 2022, era de 1% e, neste ano, avançou para 18%.

A coordenadora do Núcleo de Educação Integral da Secretaria da Educação (Seduc/RS), Ana Melos, explicou o modelo pedagógico e as perspectivas para a implementação do EMTI para o Ensino Fundamental. “Temos muito a caminhar, mas já evoluímos bastante. Hoje, mostramos um exemplo do que foi realizado para o Ensino Médio, mas ele é completamente adaptável para o Ensino Fundamental".

Ana ressaltou que a Seduc/RS está trabalhando para que o professor tenha uma carga horária de 40h semanais, para que "possa realizar práticas educativas de qualidade, tornando a escola um ambiente mais acolhedor”.

Programa Escola Integral

O curso de formação tem como objetivo apoiar os entes subnacionais a elaborar e institucionalizar suas políticas de oferta de jornada de tempo integral, na perspectiva da educação integral.

Na Região Sul, o curso é desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul para gestores e técnicos das secretarias de Educação.

Secretaria da Educação