Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Seduc orienta para eleições de diretores e vice-diretores da Rede Estadual para o triênio 2022-2024

Pleito ocorre nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro

Publicação:

Crédito: Seduc
Crédito: Seduc
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) estabelece, por meio da portaria n° 203/2021, os procedimentos e orientações para a realização do processo de eleições para as funções de diretor e vice-diretor para o triênio 2022-2024 nos estabelecimentos de ensino da Rede Estadual. O pleito ocorre mediante indicação, por meio de votação direta pela comunidade escolar. Assim, pais e responsáveis, alunos, professores e servidores escolherão a equipe gestora que atuará pelos próximos 3 anos.  A votação acontece nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PORTARIA

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS ORIENTAÇÕES

Para dirigir o processo eleitoral nos estabelecimentos de ensino cada escola constituiu uma Comissão Eleitoral. Em grau de recurso, podem ser acionadas as comissões regionais e comissão estadual.

Na votação presencial, será utilizada uma cédula eletrônica, substituindo a cédula em papel. Essa cédula ficará disponível por meio de um aplicativo que será instalado em um Chromebook (não será necessário acesso à internet, pois todo o processo de votação será off-line), a ser disponibilizado pela direção da escola, sendo que cada segmento (Pais/ Alunos e Professores/ Servidores) precisará ter disponível no mínimo 1 equipamento.

O estabelecimento de ensino deverá observar as normas e protocolos sanitários, durante todo o processo de indicação, evitando aglomerações, respeitando o distanciamento social e o uso de máscara de proteção individual por todos os participantes, nos termos do Decreto nº 55.882, de 15 de maio de 2021 e suas atualizações.

 

Secretaria da Educação