Seduc mobiliza Rede Estadual para realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023

Avaliação ocorre entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro em todo o país

Transmissão ocorre ao vivo no canal TV Seduc RS no Youtube. Crédito: Seduc

Para incentivar que os alunos da Rede Estadual participem do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, que ocorre entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro em todo o país, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promove uma ampla mobilização de professores, estudantes e equipes diretivas. A prova, que é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), visa avaliar e diagnosticar a qualidade da Educação Básica brasileira. Além disso, a avaliação gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do país. A edição deste ano do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) fecha um ciclo que tem o objetivo de verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia.

ASSISTA AQUI A LIVE DO DIA 6/10, ÀS 14H

Para mobilizar a comunidade escolar, serão realizados, ao longo do mês de outubro, encontros com as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e visitas às escolas de cada região para dialogar com o corpo docente sobre a importância da participação das instituições nesta avaliação nacional. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca a importância da participação dos estudantes. “Este é o principal instrumento de avaliação da qualidade do ensino que temos no país. As notas, juntamente com os dados do fluxo escolar, resultam no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A colaboração das nossas escolas estaduais é fundamental, pois contribui na elaboração de políticas públicas nacionais que impactam na Educação pública de todo o país”, ressalta.

Avaliação Saeb 2023

Desde 2019, está sendo feita uma transição gradual entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

No 2º ano do Ensino Fundamental, o conteúdo das provas de Língua Portuguesa e Matemática já são alinhados à BNCC. As provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, avaliadas no 5º e no 9º ano (de forma amostral), também seguem a BNCC.

No 5º e no 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio, os estudantes fazem provas de Língua Portuguesa e Matemática com a mesma referência das edições anteriores do Saeb, que seguem as matrizes de 2001.

A aplicação eletrônica dos questionários, que já era utilizada nos questionários da Secretaria Municipal de Educação e dos diretores escolares, será ampliada também aos professores.
Para receber os resultados do Saeb os municípios precisam ter um mínimo de dez estudantes fazendo Saeb nas séries avaliadas e ter, no mínimo, 50% dos alunos participando no Saeb. E as escolas precisam ter um mínimo de dez estudantes fazendo Saeb nas séries avaliadas e ter, no mínimo, 80% dos alunos matriculados participando do Saeb.

Sobre o Saeb

O Saeb é aplicado a cada dois anos e permite produzir indicadores educacionais de regiões, unidades da federação e, quando possível, de municípios e escolas do Brasil. O exame também permite avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação praticada nos diversos níveis governamentais.