Seduc homenageia alunos e escolas estaduais que foram destaque no ano letivo de 2023
Evento foi realizado na Praça de Eventos da Seduc na tarde desta quinta-feira (14)
Publicação:

Após a reestruturação administrativa da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), que ocorreu no início do ano, o novo organograma abarca cinco subsecretarias e 14 novos departamentos conforme as demandas de recursos humanos, tecnologia da informação, relacionamento com os municípios, gestão de obras e contratações, área pedagógica e funcionamento das políticas educacionais. Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, foi a vez de dar destaque para os trabalhos das escolas que surgiram após estas mudanças administrativas que permitiram a elaboração e execução de políticas públicas mais assertivas para os estudantes da Rede Estadual.
Estas transformações vigentes para a gestão 2023-2026 tiveram o intuito de destacar políticas como o Ensino Médio em Tempo Integral, a diversidade da étnico-racial, o combate à evasão escolar, os Estudos de Aprendizagem Contínua, o Todo Jovem na Escola, alfabetização na idade certa, Busca Ativa, além de fortalecimento da qualificação da infraestrutura das escolas, como os programas Lição de Casa e o Agiliza Educação, que visam dar celeridade às obras das instituições de ensino.
Para brindar os avanços ocorridos após a execução destas políticas públicas, a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, convidou escolas do Interior e da Capital para contarem seus feitos, inspirações e superações. Desde alunos que conheceram a NASA nos Estados Unidos, até alunos com algum grau de deficiência que escreveram livros e venceram desafios. Além disso, também foram apresentados os alunos que representaram o Rio Grande do Sul em eventos como o Jovem Senador e o Jovem Embaixador.
Acompanhada da secretária de Obras Públicas, Izabel Matte, a secretária Raquel Teixeira realizou a abertura do evento enaltecendo as mudanças no fluxo de trabalho para acelerar obras importantes e demandas antigas da Rede Estadual. Além disso, elogiou a parceria entre as secretarias para a resolução de problemas como a passagem do ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul que trouxe estragos, principalmente do Vale do Taquari e no Vale dos Sinos.
“Esta grande parceria com a secretária Izabel foi o maior presente que a infraestrutura das nossas escolas poderia receber. Eu já enalteci isso pessoalmente ao nosso governador, pois este trabalho integrado das Coordenadorias Regionais de Educação com a Coordenadorias Regionais de Obras Públicas fez toda a diferença para acelerar as obras e oferecer escolas bonitas, seguras e tecnológicas aos nossos alunos”, destacou a titular da pasta da Educação.

Izabel Matte fez a sua intervenção afirmando que a Seduc é a maior demandante de obras entre as secretarias e que esta aproximação que desburocratiza reformas importantes qualifica a gestão pública e beneficia as comunidades escolares.
“Eu só tenho a agradecer a este trabalho conjunto. Temos construído uma relação fundamental para a revitalização das nossas instituições e, juntamente com a subsecretaria de infraestrutura da Seduc, nós temos um setor exclusivo para construir espaços de excelência para os nossos estudantes. Este é o nosso desafio e a nossa missão”, declarou.
Conforme a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, este momento de homenagens é uma oportunidade de celebrar as vitórias conquistadas pelos alunos das escolas estaduais.
“Eu acredito que todos que estão aqui presentes são um exemplo de dedicação, de superação e de qualificação para atingir patamares de destaque em nível nacional e internacional. Quero parabenizar e agradecer o esforço daqueles que foram destaque em cada uma das nossas regiões do Estado”, afirmou.
Subsecretaria de Governança e Gestão da Rede Escolar e Subsecretaria de Planejamento e Gestão Organizacional
Na ocasião, a secretária Raquel Teixeira realizou a apresentação dos titulares das subsecretarias, que são Janaína Audino e Diego Ferrugem, respectivamente.
“Eu estou muito feliz pela construção que nós fizemos ao longo do ano com uma equipe nova. Com o apoio das CREs, que estão dentro da nossa subsecretaria, nós alcançamos uma organização e um trabalho conjunto que atua diretamente na vida dos cidadãos e das comunidades escolares do Estado”, contou Janaína Audino.
Já o subsecretário Diego Ferrugem agradeceu à equipe que abarca diferentes áreas como as finanças, os recursos humanos e tecnologia da informação.
“Temos pessoas muito qualificadas na equipe, técnicos da área que se empenham para que a estrutura funcione bem e eu só tenho que enaltecer o trabalho desses colegas. Eu vim da SPGG e acredito que alcançamos uma organização importante para o bom andamento do trabalho da Seduc”, disse o Diego Ferrugem.
Subsecretaria de Infraestrutura e Serviços Escolares
A Subsecretaria de Infraestrutura e Serviços Escolares é responsável pelo andamento das obras escolares, pelas contratações terceirizadas de merendeiras e profissionais da área limpeza, aquisições, alimentação escolar e transporte escolar. O subsecretário, Rômulo Mérida Campos, destacou a importância de programas como o Lição de Casa e o Agiliza Educação, além da aproximação do fluxo de gestão com a secretaria de Obras para dar celeridade às obras escolares.
“Este foi um ano muito importante de mudanças, de execuções de obras, de andamento de muitos projetos, de conclusão de obras e de atendimento das demandas das comunidades escolares. Estamos no caminho certo para qualificação das instituições de ensino da rede estadual”, analisou.
Subsecretaria de Educação Profissional
A subsecretaria de Educação Profissional, representada pelo superintendente adjunto, Tom Collier, trouxe temas como dedicação, empenho e esforço coletivo para o cumprimento das atividades de Educação Profissional.
“Eu considero essa equipe muito esforçada, comprometida e de coração grande. É como uma família que produziu trabalhos de muita qualidade que preveem a expansão da educação profissional ao longo dos próximos anos. Eu quero parabenizar a todos”, concluiu.
Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação
Na Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação, o subsecretário Marcelo Jerônimo tem articulado com a sua equipe o desenvolvimento do Ensino Médio em Tempo Integral na Rede Estadual. Apresentado pela secretária Raquel Teixeira, ele trouxe reflexões e ideias para o novo ciclo que se inicia em 2024.
“Esta é uma subsecretaria que tem um desafio muito grande neste Estado. Não é somente recuperar as aprendizagens e incentivar práticas inovadoras por meio do protagonismo juvenil. É preciso ir além, é preciso de mais horas de estudo, mais preparação e mais qualificação para os nossos jovens no mercado de trabalho. Nós temos uma equipe extremamente capacitada que dará conta de ampliarmos estas políticas públicas e eu quero agradecer e parabenizar a todos os nossos servidores envolvidos neste desafio”, explicou o subsecretário Marcelo.
Homenageados na área de Ciência, Inovação e Pesquisa
Para celebrar e homenagear os professores e alunos de destaque da Rede Estadual, a secretária Raquel Teixeira chamou ao palco os principais projetos desenvolvidos.
A primeira área a ser homenageada foi a de “Ciência, Inovação e Pesquisa. Nesta categoria foram destaque os alunos Sofia Quadros, Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz e Isabélli Marques, alunos de Mecânica da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, de Bagé, da 13ª CRE.
Os vencedores do Hackatchê 2023, Arthur de Lima, Heberle de Moraes e Geovana Moura, da Escola Fernando Ferrari, na 2ª CRE. Além dos vencedores do Hackatchê na ExpoFavela. São eles: Carlos Rodrigues dos Santos, Kheila Cristhine Rodrigues e Naiara Raiana Soares, todos da Escola Mário Quintana, de Alvorada.
Foram prestigiados também os campeões da Mostra Científica 2023. São eles: Anderson Thierri Vieira, Luís Roberto Bellina e Amanda Simões Valadão. Além disso, os alunos responsáveis pelo projeto premiado da Mostra Tecnológica da EPT, em Brasília, também foram homenageados. São os alunos João Vitor de Freitas e Marco Andrey Escobar.
Na mesma categoria, a professora homenageada foi a Rayany Peixe Cremes, da Escola Dom Hermeto. Ela foi a docente com maior mobilização na plataforma Árvore de Livros.
Homenageados na área Democracia e Representatividade
Foram contemplados os seguintes estudantes: a aluna Luísa Pires, do 3º ano o Ensino Médio, do Instituto de Educação Ferrari Valls, de Uruguaiana, que foi selecionada como Jovem Senadora 2023. A representante gaúcha do Parlamento Jovem Brasileiro, Janaína Alana Dallabrida, da Escola Ruy Barbosa; e a Jovem Embaixadora 2023, Kelly Ramos Pereira, da Escola Professor Júlio Grau.
A professora Homenageada foi a docente Bruna Nitiele da Silva, da Escola Cônego João Batista, da 39ª CRE, com um projeto relacionado à Educação Antirracista.
Homenageados na área Sucesso Esportivo
Foram contemplados os seguintes estudantes: o campeão dos jogos brasileiros paraolímpicos, Avner Couto da Silva, da Escola João Eduardo Vitt Shimitz, de Santiago; a representante da estudante Giovanna Dienstmann, vice-campeã mundial de Taekwondo da Escola Almirante Bacelar, de Porto Alegre; e a equipe de Badminton da Escola Paraíba, com a professora Vera Mastrascusa e os estudantes Eduarda Dias Prates e João Victor Matos de Xavier.
Homenageados na área Protagonismo Jovem
A Escola Castro Alves, de Alvorada, elaborou um projeto de aprofundamento do uso das redes sociais e do engajamento dos estudantes. O projeto é liderado pela professora Bruna Folman e conta com a participação dos estudantes Isadore Rafaela Lopes e Kauã da Silva Fernandes.
Além disso, Ygor Capellari, que é alunos deficiência do 1º ano da Escola Sepé Tiaraju, de Tenente Portela, apresentou o seu livro que foi lançado recentemente na Feira do Livro de Porto Alegre.
A professora homenageada desta categoria foi a docente Salete Meereis. Ela é professora de atendimento educacional especializado, da Escola Sepé Tiaraju, de Tenente Portela.
A professora homenageada nesta categoria foi a docente Maria Goreste Rodrigues, da Escola Tomas Garcia da Costa. Ela foi a professora com maior mobilização na plataforma Elefante Letrado.
Homenageados na área “Paixão pela Leitura”
Com maior número de páginas lidas na plataforma de leitura Elefante Letrado, a aluna Sarah Faber Vieira, da Escola José Quartiero, da 11ª CRE, consegui obter 221 horas de leitura.
Já na plataforma Árvore de Livros, destinada aos alunos dos anos iniciais e do Ensino Médio, o estudante Renan Maciel, da Escola Afonso Martin, da 6 ª CRE, obteve 554.9 horas de leitura. Na mesma plataforma, o aluno Matheus Almeida, do Ensino Médio do Colégio Antônio Mastella, teve 1071.4 horas de leitura.
Nesta categoria, as professoras homenageadas foram a docente Thaís Birck Dillenburg, da Escola Margot Giacomazzi; e Marisa Teresinha Kubaszeiski, da Escola Mariz e Barros.
Apresentação Musical
Na ocasião, os alunos da Escola Prudente de Morais, de Osório, da11ª CRE, realizaram apresentações com canções da MPB e sucessos internacionais.