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Seduc e Instituto Ayrton Senna promovem primeiro ciclo de formação “Diálogos Socioemocionais”

Encontro foi realizado entre os dias 23 e 24 de maio no Tecnopuc em Porto Alegre

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Formação presencial dos professores ocorreu no Tecnopuc - Foto: Seduc
Por Cainan Silva sob a supervisão de Diego da Costa

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e o Instituto Ayrton Senna promoveram, nesta segunda e  terça-feira, 23 e 24 de maio, o primeiro ciclo de formação dos Diálogos Socioemocionais. O evento, que teve sua primeira edição realizada no Tecnopuc, em Porto Alegre, visa capacitar os docentes da Rede Estadual para o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais dos estudantes. O objetivo do Diálogos Socioemocionais é possibilitar, de forma intencional e planejada, o desenvolvimento pleno de estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, preparando esses jovens para enfrentar os desafios do século 21.

Conforme a representante da Seduc, Naomy Oliveira, a formação ocorre de forma híbrida e terá mais três encontros presenciais, de oito horas cada. A ideia é fazer com que esses profissionais conheçam seus papéis e responsabilidades para a implementação da proposta educacional e os conceitos-chave que podem mobilizar durante esse processo.

 “Teremos, ao longo desta capacitação, quatro turmas, sendo duas turmas compostas por 30 orientadores educacionais cada, e outras duas compostas por 30 professores de Projeto de Vida do Fundamental II, cada. Trabalhar as competências socioemocionais, ainda mais depois do retorno ao presencial, se tornou algo essencial para os alunos”, destaca.

De acordo com a formadora Rose Moreira, os encontros serão uma forma de colaborar com os professores para o desenvolvimento pleno de competências socioemocionais dos estudantes: “Dessa forma, contribuímos para que esses alunos sejam protagonistas da sua aprendizagem e consigam se desenvolver na área que preferirem”, afirma.

Maria José Silva, professora na Escola Décio Martins Costa, fala sobre a importância do encontro:

“Este encontro foi muito benéfico, aproveitei a interação com os colegas e com a formadora. Tenho certeza que sairei daqui melhor profissional do que antes, com mais subsídio e base para aplicar as novas metodologias aprendidas na disciplina de Projeto de Vida”, ressalta.

Para a professora de inglês Andreia Fraga, da escola Thereza Noronha Carvalho, um dos pontos altos do evento foi a oportunidade de troca entre os educadores:

“É importante estar sempre se atualizando, trocando ideias com outros profissionais, coletar informações novas e aplicá-las em sala de aula. É uma experiência muito enriquecedora”, conta.

 

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