Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária Raquel Teixeira participa do IX Fórum de Gestão e Inovação do Comung

Encontro contou com a presença de especialistas da área da Inovação

Publicação:

d150a4af 3ea1 40ce ae31 98752a6bd069
Crédito: - Foto: Comung
Por Diego da Costa

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participou, na tarde desta sexta-feira, 26 de novembro, do IX Fórum de Gestão e Inovação do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). O evento teve o intuito de socializar experiências nacionais e internacionais que envolvam as novas tecnologias educacionais, a formação empreendedora, as adaptações no período de pandemia, bem como disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo com base em alianças estratégicas. O evento foi transmitido pelo canal do YouTube do Comung.

 O encontro foi destinado aos gestores, docentes, discentes, técnicos-administrativos das Instituições Comunitárias de Ensino Superior, além do público externo interessado no tema, em especial as empresas parceiras dos ambientes tecnológicos e parceiros do executivo e legislativo.

O Painel do evento foi “Inovação no currículo como portfólio do aluno” teve a mediação da reitora da Urcamp, Lia Quintana; e a participação de Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); de Mônica Mariano, especialista de Desenvolvimento Industrial da Área de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI; e de Román Martínez, diretor de Efetividade e Impacto Institucional e vice-presidente de Projetos Estratégicos Tecnológicos de Monterrey no México. 

“Nós queremos um país inovador, com pessoas inovadoras, e isso começa na Educação Básica. Então, nós temos que entender que as crianças que estão na escola hoje, elas vão viver num mundo completamente diferente. E nós estamos vivenciando todas estas transformações. A escola que nós tínhamos em março de 2020 não existe mais. Qual é essa escola que vai sair do período de pós-pandemia? São realidades completamente diferentes e mudanças que promoveram uma revolução tecnológica muita profunda. A necessidade de inovação vai ser contínua”, explica a secretária estadual da Educação Raquel Teixeira.

Ainda de acordo com ela, o ser humano integral é unificado em todos os seus âmbitos.

“Você não pode dizer para o aluno: deixa sua tristeza lá fora e entra aqui para aprender física. Isso não existe. O ser humano integral é competência cognitiva, social, emocional, psicológica, cultural e espiritual. E essa demanda já teve uma resposta no Brasil que é a própria legislação. A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio trazem todos esses elementos e articulam a teoria com a prática num novo modelo de escola”, completa.

00:00:00/00:00:00

Painel: Inovação no currículo como portfólio do aluno

Painel: Inovação no currículo como portfólio do aluno Crédito: COMUNG

Comung

Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul firmou um Protocolo de Ação Conjunta, constituindo o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

Implantado oficialmente em 27 de abril de 1996, o COMUNG é formado por 14 Instituições de Ensino que representam uma verdadeira rede de Educação, Ciência e Tecnologia abrangendo quase todos os municípios do Estado e prestando relevantes serviços de interesse comunitário, com destaque para a educação e a saúde.

 

Secretaria da Educação