Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária Raquel Teixeira debate sobre o futuro da Educação do Rio Grande do Sul em Seminário da Assembleia Legislativa

Evento foi realizado na noite desta quinta-feira (13) e contou com a presença de especialistas e representantes do poder público

Publicação:

Secretária Raquel Teixeira e o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, durante evento nesta quinta-feira (13)
Secretária Raquel Teixeira e o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, durante evento nesta quinta-feira (13) - Foto: Assembleia Legislativa
Por Diego da Costa

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, participou na noite desta quinta-feira,13 de maio, do Seminário "O RS Pós-Pandemia - a Escola do Futuro". O evento, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e mediado pelo presidente Gabriel Souza, contou com a presença de especialistas da área da Educação, representantes do poder público e entidades educacionais. O encontro foi transmitido pelo canal do Youtube TV Assembleia Legislativa.

Na ocasião, foram debatidos, entre outros assuntos, os efeitos da interrupção das aulas presenciais no desenvolvimento dos estudantes, as dificuldades no processo de alfabetização, a aceleração das competências digitais e a reconfiguração do papel da escola no século 21.

“Em 2020, com o início da pandemia, tivemos toda uma estrutura montada com o uso do Google Sala de Aula e da Internet Patrocinada. Estas ferramentas foram fundamentais e auxiliaram para que nossos estudantes não ficassem sem acesso. Entretanto, ao longo desta trajetória, percebemos que só isso não seria suficiente para garantir a aprendizagem. Por isso, defendemos o retorno das aulas presenciais”, destaca a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira.

Ainda, de acordo com ela, a partir do dia 24 de maio serão realizadas avaliações diagnósticas, com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, para aferir o nível de conhecimento e as habilidades adquiridas no ano letivo do ano passado.

“Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos alunos mais vulneráveis e esta avaliação vai nos permitir fazer as intervenções pedagógicas necessárias. O retorno das aulas presenciais, bem como o uso das metodologias ativas, vai nos dar o panorama para trabalhar as competências que cada estudante precisa para o seu desenvolvimento”, reitera.

Presenças

Ainda estiveram presentes no evento, os seguintes representantes: o ministro da Educação (MEC), Milton Ribeiro; a presidente do BRDE, Leany Lemos; a diretora do Centro de Políticas Educacionais da FGV, Cláudia Costin; o especialista e pesquisador na área da Educação, André Portela Souza; a secretária de Educação de Porto Alegre, Janaína Audino; o presidente do Sinepe-RS, Bruno Eizerik; o 2º vice-presidente do CPERS Sindicato, Edson Garcia; o vice-presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Fernando Andrade Alves, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, além de demais representantes da Assembleia Legislativa.

 

 

Secretaria da Educação