Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Secretária Raquel Teixeira aborda caminhos para a Educação Antirracista no RS em evento sobre Equidade Racial

O webinar foi transmitido pelo Zoom e pelo canal do Youtube da FGV

Publicação:

-
- - Foto: Divulgação
Por Priscila Valério

Nesta segunda-feira (21/11), a secretária da Educação, Raquel Teixeira, participou do painel “Políticas Públicas para Equidade Racial”, durante o webinar Equidade Racial na Educação Básica, promovido pelo Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV CEIPE).

Na ocasião, a titular da pasta abordou os caminhos para a Educação Antirracista no Rio Grande do Sul. “Nós fizemos o caminho inverso.  Iniciamos o trabalho de letramento racial e conceitos do racismo estrutural pela Secretaria da Educação ao invés das salas de aula. Após, seguimos para a gestão regional, direção escolar e, agora, estamos chegando nas escolas”.

A secretária ressalta que hoje começa o curso para os professores, com dois módulos: Letramento Racial e Linguagens e suas Tecnologias. “Uma mudança cultural implica em conhecer dados sobre o tema. Por isso, o nosso programa prevê formação, plano de ação, execução e monitoramento”, complementa.

A atividade foi realizada em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, e transmitido pelo Zoom e pelo canal do Youtube da FGV.

Também participam do webinar a diretora do CEIPE, Cláudia Costin e o consultor de Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Jackson Almeida. A mediação será realizada pela coordenadora de Produção de Conhecimento no FGV CEIPE, Ariana Britto.

 

 

Secretaria da Educação