Secretaria da Educação inicia entrega de 185 mil kits de alimentação escolar para famílias de estudantes da Rede

Investimento de cerca de R$ 22 milhões permite a distribuição de 4,5 mil toneladas de alimentos

Crédito:
Crédito: - Foto: Governo do Estado

A partir desta sexta-feira, 24 de abril, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) passará a realizar a entrega de kits de alimentação escolar para estudantes de todo o Rio Grande do Sul. Serão 185 mil cestas básicas contendo 24 kg de gêneros alimentícios cada uma, o que totaliza um investimento de cerca de R$ 22 milhões e mais de 4,5 mil toneladas de alimentos distribuídos para os pais e responsáveis pelos alunos.  Os recursos são provenientes do Governo do Estado, com a quantia de R$ 9 milhões, e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com recursos na ordem de R$ 12,7 milhões. A medida beneficia as famílias dos estudantes que deixaram de comparecer às escolas a partir da suspensão das aulas como medida de enfrentamento ao Covid-19.

As primeiras Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) a receberem os kits serão as de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Estrela e Gravataí. Nesta ação, serão entregues 7 mil cestas básicas, o que totaliza mais de 168 mil kg de produtos alimentares. A Capital terá um cronograma específico de entrega.

A distribuição dos itens respeita critérios técnicos estabelecidos pelo Governo Federal em ações que beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade social, como as que constam no cadastro do Bolsa Família e que estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Os itens alimentares seguirão um cronograma de distribuição dividido em duas etapas: na primeira, os alimentos serão transportados da sede da empresa responsável pela entrega, localizada em Gravataí, até o ponto definido por cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Na segunda, representantes das escolas farão a retirada dos kits nestes locais para distribuição direta na instituição de ensino.

O controle da entrega será coordenado pela direção da escola através de planilhas, tendo o nome do beneficiado, do responsável pelo aluno e as assinaturas do representante do estabelecimento de ensino e do Conselho Escolar. As sacolas com os kits terão identificação com o logotipo do Governo Federal, do Governo do Estado e do Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Rio Grande do Sul (CEAE-RS).

Transporte dos alimentos

O transporte dos pontos de entrega nas cidades para as instituições de ensino será pago pela Seduc, por contratação de serviços, por meio de repasse via Autonomia Financeira executado pela escola.

Confira a lista dos produtos dos kits de alimentação

Açúcar Tipo Cristal – 5KG

Arroz Branco – 5KG