Secretária da Educação inaugura obras em Soledade e discute dados do Saers com escolas
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A secretária estadual da Educação, Mariza Abreu, inaugurou obras escolares e participou de palestra sobre os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (Saers) durante encontro com diretores de escolas estaduais realizado nesta sexta-feira, 30, em Soledade. Ao longo do dia, Mariza inaugurou reformas em três estabelecimentos de ensino e discutiu com os gestores e supervisores das escolas pertencentes a 25ª (Soledade) e 39ª (Carazinho) Coordenadorias Regionais de Educação.
Na oportunidade, houve a entrega da nova cobertura, do muro e do gradeamento da Escola Júlia Lopes de Almeida, a inauguração do novo muro e substituição do piso do ginásio de esporte do Instituto de Educação Polivalente, e a recuperação dos banheiros, das calçadas e das esquadrias da Escola Alcides João Gradaschi. No total, foram investidos nas três escolas estaduais cerca de R$ 190 mil.
Durante as inaugurações, a secretária afirmou que, embora as obras sejam de pequeno porte, o Governo do Estado tem utilizado o Salário Educação, recurso oriundo da contribuição social da iniciativa privada, na promoção de reformas em diversas instituições de ensino. ?Nós estamos fazendo isso em um número significativo de escolas?, enfatizou.
Mariza também destacou a importância da comunidade escolar no desenvolvimento de ações que vão ao encontro da conservação das instituições de ensino da rede estadual. ?Tem muita escola no Rio Grande do Sul que mantém uma estrutura adequada para receber os alunos, porque a comunidade se interessa por ela?, observou.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
No encontro de diretores e supervisores das escolas estaduais, realizado no Centro Cultural de Soledade, a secretária ressaltou que o Saers serve como ferramenta para orientar os professores sobre as áreas que merecem maior atenção no processo de construção do conhecimento. Mariza informou que as instituições de ensino estão recebendo material de apoio com as médias dos alunos e textos informativos para compreensão dos resultados, visando o aproveitamento deles no dia-a-dia. Na ocasião, os gestores escolares foram estimulados a utilizarem os boletins do Saers 2007 como diagnóstico para a qualificação do trabalho pedagógico promovidos nas escolas.
O Saers foi aplicado em novembro do ano passado em turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental e 1° ano do Médio. Participaram cerca de 280 mil alunos das 2,8 mil escolas estaduais, 58 redes municipais e 16 instituições particulares que aderiram a avaliação.
No quadro geral, os alunos da 2ª série atingiram 152,3, em Português, e 762,4, em Matemática. Na 5ª série, as médias ficaram em 202,4 e 211,1 em Português e Matemática, respectivamente. No 1º do Médio, foram registrado 249,8, em Português, e 263,2, em Matemática. Foram utilizadas as mesmas escalas de conhecimento dos exames do Ministério da Educação (MEC), que estabelecem análise de proficiência calculada de zero a 500 pontos. No caso da 2ª série do Fundamental, foi concebida uma escala própria para o Saers, pontuando a avaliação entre zero e 1.000.
A secretária também apresentou aos diretores os Programas Estruturantes do Governo do Estado. Mariza falou sobre os projetos que compõe o Programa Estruturante Boa Escola para Todos, coordenado pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). ?O Saers faz parte das ações que integram o Boa Escola para Todos, assim como projetos relacionados à estrutura física das escolas, o uso da tecnologia da informação no ensino e valorização do magistério?, informou.
Na próxima semana estão programados encontros de diretores de escolas em Cruz Alta, Rio Grande e Bagé.