SEC apresenta formato da avaliação escolar 2009 a demais redes de ensino do Estado
Publicação:
O projeto base do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS), edição 2009, será apresentado nesta quinta-feira, 18, aos representantes das redes municipais, escolas particulares e federais. A formatação do SAERS, promovido pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), em conjunto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/RS) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado (SINEPE/RS), será detalhada visando agregar o maior número de alunos participantes. O encontro, programado para ocorrer a partir das 8h30min, na SEC, será coordenado pela secretária da Educação, Mariza Abreu.
O SAERS avalia alunos da 2ª e 5ª série (ou 3º e 6º ano) do ensino fundamental e 1° ano do ensino médio, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. O Sistema utiliza as mesmas escalas de proficiência dos exames do Ministério da Educação (MEC), que estabelecem análise calculada de zero a 500 pontos. No caso da 2ª série do fundamental, foi concebida uma escala própria para o SAERS, pontuada entre zero e 1.000 pontos. A avaliação também está dividida por níveis que classificam a aprendizagem como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado.
Na avaliação de 2008, mais de 70% dos estudantes ficaram entre os níveis Básico e Adequado. No quadro geral, os alunos da 2ª série do fundamental atingiram 156,4 em Língua Portuguesa e 767,4 em Matemática. Na 5ª série, as médias ficaram em 200 e 214 pontos, em Português e Matemática, respectivamente. No 1º ano do médio, foram 249,8 em Português e 260,8 em Matemática. Mais de 260 mil estudantes participaram do SAERS 2008.
As escolas estaduais receberão os resultados do ano passado até o final de julho. Paralelamente a SEC vai promover seminários de formação com os diretores e professores das instituições de ensino, visando estimular a utilização da avaliação como diagnostico para buscar possíveis correções no processo de aprendizagem.