Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

"Queremos uma escola para inspirar outras escolas", diz Leite, sobre Instituto de Educação

Espaço abrigará novo centro de referência e formação de professores

Publicação:

12165740 1965280 GDO
Governador Leite, secretária Raquel Teixeira (Educação) e secretário José Stédile (Obras e Habitação) durante a visita ao prédio - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini
Por Suzy Scarton

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (12/5), o governador Eduardo Leite trouxe uma boa notícia aos educadores e profissionais da educação do Rio Grande do Sul. O Instituto de Educação Flores da Cunha, em Porto Alegre, dará lugar a um centro de referência e formação de professores.

“Nosso governo pretende dar um novo destino ao local. Mais do que uma escola, queremos uma escola para inspirar outras escolas. Vamos transformar o Instituto de Educação em um local desafiador, instigante. Vamos erguer neste local, de tantas lembranças e conquistas, um centro de referência e formação de professores, capaz de conectar passado, presente e futuro do ensino e da aprendizagem no Estado”, afirmou o governador.

Leite e os secretários Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão), Raquel Teixeira (Educação) e José Stédile (Obras e Habitação) fizeram uma visita técnica ao instituto na terça-feira (11/5). Nesta quarta-feira (12/5), Leite esteve no Rio de Janeiro e visitou, entre demais agendas, o Museu do Amanhã, para conhecer os modelos e as experiências que servirão de referência para a nova proposta.

12174722 1965387 GDO
Secretário Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão) também visitou o prédio com o governador e a secretária Raquel - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

“Queremos transformar aquele prédio em um ambiente que estimule a qualificação e a descoberta. Será um espaço interativo, moderno, onde todos poderão ver e conhecer a experiência de uma escola que derruba paredes e aproxima as pessoas das novas fronteiras do conhecimento”, destacou Leite.

O projeto tem como propósito a preparação de professores e estudantes para os novos desafios do mundo, com habilidades para responder às exigências de inovação e complexidade.

“O Rio Grande do Sul sempre foi um Estado de referência quando o assunto é educação. O novo Instituto Flores da Cunha pode ser um símbolo de uma nova fase de protagonismo, em que a educação é tratada como fator de transformação do nosso Estado”, finalizou o governador.

12170031 1965321 GDO
Crédito: - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Em 2019, o Estado criou um grupo de trabalho com técnicos das secretarias de Planejamento, Governança e Gestão, Educação, Fazenda, Obras e Cultura (por se tratar de prédio tombado) para acompanhar e avaliar as reformas necessárias à estrutura.

Agora, Leite determinou que os secretários Gastal, Raquel e Stédile deem início às tratativas com a empresa responsável para que as obras sejam retomadas o quanto antes. 

Secretaria da Educação