Projetos da Liberato participam de feira internacional de ciências
Publicação:
Alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo, participam, entre os dias 11 a 16 de maio, da Intel ISEF International Science and Engineering Fair (ISEF), em Atlanta, nos Estados Unidos. A instituição de ensino levará três projetos das áreas de eletrônica e ciências sociais e comportamento, que foram previamente classificados na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorreu em novembro de 2007, em Novo Hamburgo.
Os projetos classificados para participar da Intel ISEF 2008 da área de ciências sociais e comportamento são ?A história de um rio e a influência em nossas vidas?, do aluno Mateus Rockenbach, orientado pela professora Rosana Benvenuti Jacques e ?Prospectando empreendedores, uma proposta para escolas do ensino médio e da educação profissional? da aluna Camila Damer, orientado pelo professor Hélio Luiz Brochier. Já o projeto da área de eletrônica, ?Transline ? Sistema de Monitoramento?, foi desenvolvido pelos alunos Jader Augusto Dieter e Jéferson Augusto Pehls e orientado pelo professor Irineu Alfredo Ronconi Júnior.
Os estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha participam do evento internacional desde 1993 e conquistaram prêmios em oito ocasiões: 1º lugar em 1995, 2º lugar em 1997, 3º lugar em 2007 e 4º lugar em 1996, 1998, 2001, 2003, 2005 e 2006.
A Intel ISEF é considerada a maior feira de ciência e tecnologia do mundo. Participam do evento, jovens cientistas de cerca de 45 países, reunindo mais de 1.500 alunos. Em 2007, a feira distribuiu US$ 3 milhões em prêmios e bolsas de estudos.
As áreas de apresentação dos projetos na feira são da bioquímica, microbiologia, botânica, zoologia, química, ciências da computação, ciências espaciais, ciências terrestres, medicina e saúde, meio ambiente, engenharia, ciências sociais e de comportamento, física e matemática.
Evento tem exposição de professor e aluno da instituição
O professor Hélio Luiz Brochier e o estudante Igor Germano Seibert, que conquistou o 3º lugar na Intel ISEF em 2007, participarão da Intel ISEF Educator Academy, onde discursam sobre suas experiências em orientar e trabalhar com projetos de pesquisa.
O evento tem como objetivo estimular Ministérios de Educação e outros representantes dos países participantes a implementarem a pesquisa como processo de aprendizagem, visando melhorar a qualidade dos projetos de pesquisa. Alguns dos países que participam do evento são China, Índia, Indonésia, Japão, Coréia do Sul, Colômbia, Egito, Nigéria, Arábia Saudita, Rússia.