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Projeto RS Alfabetizado intensifica ações de melhoria da aprendizagem dos alunos de séries iniciais

Fase piloto do projeto conta com a participação de 58 escolas e mais de 6 mil estudantes

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Encontro desta quarta-feira (24) reuniu gestores e supervisores de 46 escolas da Capital
Encontro desta quarta-feira (24) reuniu gestores e supervisores de 46 escolas da Capital - Foto: Lucas Nogare
Por Diego da Costa

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, promoveu, entre os dias 23 e 24 de julho, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), um encontro com os gestores e supervisores de 46 escolas de Porto Alegre que participam do projeto piloto RS Alfabetizado. A iniciativa, que trabalha com o total de 58 instituições de ensino e em torno de 6 mil alunos, visa intensificar as ações de melhoria da aprendizagem dos estudantes do 1º ao 3º do Ensino Fundamental. Além da Capital, mais seis Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) integram a ação. São elas: 27ª, de Canoas; 28ª, de Gravataí; 11ª, de Osório; 2ª, de São Leopoldo e a 5ª, de Pelotas.

A assessora pedagógica do Ensino Fundamental da Seduc, Ludimila Andrade, explica que o projeto prevê apoio pedagógico através de formação continuada com o objetivo de aproximar a reflexão teórica da realidade de sala de aula, discutir metas, trocar experiências e sistematizar conteúdos em busca da melhoria dos índices de aprendizagem. “O ponto central do RS Alfabetizado é o monitoramento das aprendizagens durante o processo de alfabetização nos anos iniciais.  Isso permite que as etapas deste trabalho sejam constantemente reavaliadas e readaptadas para qualificar o ensino”, destaca.

Avaliação diagnóstica dos estudantes

Durante o mês de julho ocorreram os encontros preparatórios com as equipes diretivas das instituições de ensino. Entre os dias 6 e 7 de agosto serão realizadas formações com 302 professores. Depois, entre o final de agosto e início de setembro, o objetivo é realizar uma avaliação diagnóstica com os estudantes para verificar o desempenho e os índices de aprendizagem por aluno, escola e coordenadoria.  Desta forma, será possível planejar ações específicas para cada situação.

 

 

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