Projeto para melhorar saúde mental nas escolas vence HackaTchê
A equipe Conexão Emocional representa a Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, de Campo Bom
Publicação:
O resultado da maratona Hackatchê, que envolve estudantes e professores da rede estadual de ensino, foi anunciado nesta quarta-feira (29/3), durante o South Summit Brazil 2023. A grande vencedora foi a equipe Conexão Emocional, da Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari, do município de Campo Bom. A final da competição ocorreu no palco RS Innovation Stage, com a presença do governador Eduardo Leite.
Leite anunciou a escola ganhadora ao lado do vice-governador Gabriel Souza e da secretária da Educação, Raquel Teixeira. O grupo Conexão Emocional, que saiu campeão, desenvolveu um projeto para melhorar a saúde mental no ambiente escolar. Os alunos idealizaram uma plataforma digital capaz de oferecer suporte especializado a jovens que estejam enfrentando problemas emocionais, como transtornos de ansiedade.
Em seu discurso, o governador parabenizou a todas as equipes finalistas pelos trabalhos desenvolvidos e deixou um recado aos estudantes que participaram da disputa. "Todos vocês que chegaram até aqui são vencedores. Em um universo de 124 escolas, apenas seis foram selecionadas e estão aqui, em um dos maiores eventos de inovação do planeta. Todas as ideias são muito boas e tratam de temas importantes para a sociedade”, ressaltou.
Das 124 escolas inscritas, seis foram pré-selecionadas e apenas três chegaram à final. Durante a final, no South Summit Brazil, cada uma das finalistas teve três minutos para apresentar seus projetos. Na sequência, o júri, formado por secretários de Estado e empresários, escolheu a melhor proposta.
A Escola Técnica Estadual 25 de Julho, de Ijuí, levou o segundo lugar, com o grupo 65+, que apresentou projeto para a reinserção de pessoas da terceira idade no mercado de trabalho. Já a Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Vitória das Missões, ficou em terceiro, com o grupo Meta Orgânico, que explorou o tema da sustentabilidade ambiental, propondo novas soluções para o reuso de material orgânico.
A secretária Raquel destacou que o HackaTchê conecta a Educação Básica ao ambiente de inovação e tecnologia. “O ecossistema de inovação no Rio Grande do Sul tem uma característica muito especial, porque inclui a Educação Básica. Os alunos participam ativamente, vivenciam experiências, encontram referências e inspirações nas áreas de tecnologia e inovação”, salientou.
O aluno Arthur de Lima, que apresentou o trabalho vencedor, falou sobre os motivos que levaram a equipe a abordar a questão da saúde mental. “Já ouvimos muitos relatos dos nossos colegas que lidam com esses problemas e também das coordenadorias das escolas, no sentido de não conseguirem ajudar da maneira como gostariam”, disse. “O nosso projeto visa ajudar os estudantes e as coordenadorias a enfrentarem melhor essas questões.”
As três equipes finalistas receberam vários prêmios. Todas ganharam a incubação em uma das incubadoras de Inovação da Aliança e ingressos para os outros dois dias do South Summit Brazil. Além disso, o primeiro lugar ganhou uma viagem para o Rio de Janeiro para conhecer o Museu do Amanhã; o segundo lugar, viagem e passaporte para os três dias de Gramado Summit, que ocorrerá em abril; e o terceiro, a experiência de um dia de trabalho na Cubic, startup referência nacional na produção de games.
Sobre a maratona
O HackaTchê, que está na sua segunda edição, é uma maratona de inovação da Secretaria da Educação (Seduc) que tem como objetivo promover ideias criativas para melhorar o dia a dia das escolas. Além disso, as soluções deveriam estar relacionadas aos problemas e desafios relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Neste ano, 372 estudantes e 124 professores participaram da maratona. Todas as Coordenações Regionais de Educação (CREs) tiveram, ao menos, uma escola inscrita. Cada equipe é composta por três alunos e um professor orientador. No HackaTchê de 2022, foram 94 escolas inscritas, com 282 estudantes e 94 professores.