Projeto de criação de revista é premiado nacionalmente
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O projeto ?Minha vida em revista?, da professora Tatiane Kaspari, da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor José Becker, de Bom Princípio, foi um dos 40 premiados em 2013 com o Prêmio Professores do Brasil, do Ministério da Educação. A professora explica que o projeto consistiu na produção de revistas por alunos de primeiro ano do Ensino Médio. Após cada estudante escolher o assunto que queria abordar, foram estudados os variados gêneros textuais que integram o suporte revista e, posteriormente, produzidos pelos estudantes. ?A proposta visava estimular a leitura e a redação, aprimorando a expressão linguística e estimulando a interação social e a exposição crítica do aluno?, ressalta Tatiane.
As atividades foram realizadas em um trimestre, demandando dos alunos responsabilidade, organização, disciplina e muita leitura e escrita. A aluna Eduarda Heck Schons destaca que houve dificuldades durante a elaboração de sua revista, mas que o resultado foi recompensador, de tal maneira que, se a proposta fosse novamente lançada, ela a faria com ainda mais empenho por saber que o resultado a agradaria. Os desafios proporcionaram uma visão diferente dos alunos em relação às revistas que leem, conforme afirma Greice Luft: ?Eu pude perceber que não é fácil para os grupos editoriais fazer uma revista, sempre tem um problema para concluir. A gente vê tudo perfeito e planejado nas revistas que compra e sabe que, por trás disso, sempre tem alguém se esforçando para fazer o melhor?.
Dentre os gêneros trabalhados, como editorial, resenha crítica, dicas de vídeo, enquete, tira e carta do leitor, muitos alunos apontaram como o melhor texto produzido em suas revistas a entrevista. Segundo Amanda Caroline Bohn, ?a entrevista para mim foi muito importante porque eu pretendo seguir no Jornalismo. Para mim foi bem incentivador para o que eu quero seguir depois do Ensino Médio?.
Sobre o reconhecimento
Tatiane Kaspari frisa que resolveu participar do concurso após ver a grande qualidade dos trabalhos de meus alunos depois de meses de empenho. ?Penso que esse prêmio é uma forma de mostrar a eles o quanto são capazes, de tal forma que suas revistas foram nacionalmente reconhecidas. Senti-me muito feliz e orgulhosa quando professores de outros estados, como Minas Gerais e São Paulo, pediram autorização para fotografar as revistas de meus alunos, a fim de divulgar o projeto em suas escolas. Essa troca de experiências foi enriquecedora, pois os professores voltam empolgados e inspirados a realizar novos projetos?, explica a professora da área de linguagens, nomeada em 2012 na rede estadual.
Tatiane faz questão de salientar: ?Acredito que a maior marca desse prêmio, para mim, é a certeza de que vale a pena acreditar na educação pública no Brasil. Cada professor que esteve lá compartilhou com os demais propostas, êxitos, alegrias, dificuldades, mas, sobretudo, esperança?.