Programa RS Seguro e Bienal do Mercosul entregam materiais pedagógicos para as escolas no combate à violência
Foram distribuídos kits de Xadrez e jogos de cartas do projeto “Dialogo” em cerimônia no Auditório da Seduc
Publicação:

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), de forma conjunta com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), realizou, nesta quinta-feira, 31 de março, a entrega simbólica dos kits de jogos de Xadrez para as 196 escolas públicas (estaduais e municipais) que pertencem ao Programa RS Seguro. A iniciativa, que também conta com formações para os professores, visa implementar o xadrez nas escolas para que sirva como ferramenta de transformação social. No mesmo evento, em parceria com a Secretaria da Cultura (Sedac), ocorreu a entrega do material pedagógico "Diálogos", desenvolvido pela equipe do projeto educativo da 13ª Bienal do Mercosul, para a distribuição a 700 professores da rede pública. O encontro ocorreu no Auditório da Seduc, no 2º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrrari (Caff).
A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca que ambas as iniciativas visam enriquecer o ambiente escolar, contribuem para o engajamento dos jovens em atividades educativas e auxiliam no combate à violência.
“Prevenir ações violentas e incentivar o aprendizado é uma estratégia fundamental na formação dos estudantes. Por meio destes materiais pedagógicos e do empenho das secretarias de governo, os alunos desenvolverão novos conhecimentos, além de habilidades cognitivas e socioemocionais”, explica.
O secretário-executivo do RS Seguro, delegado Antônio Padilha, enaltece a parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e as secretariais municipais de Educação para a concretização do projeto Xadrez nas Escolas.
“Este é um momento muito importante onde nós conseguimos, de fato, implementar este trabalho e levar o xadrez para as escolas públicas. Que esta seja uma ferramenta para transformar a vida dos estudantes e contribuir na prevenção dos casos de violência”, ressalta.
Conforme a curadora e coordenadora do projeto educativo da 13ª bienal, Germana Konrath, o material pedagógico “Diálogos” é um jogo composto por 40 cartas, formado por três conjuntos temáticos: Trauma, Sonho e Fuga, que constituem a linha narrativa da 13ª Bienal do Mercosul. Cada conjunto tem 13 cartas, que apresentam vozes diversas a partir desses temas.
“Este é um trabalho que busca o engajamento e a interação, promovendo o debate entre os alunos. Cada uma das cartas traz um conceito e uma proposta para ser trabalhada em sala de aula pelos professores”, afirma.
Presenças
Ainda estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo; a secretária adjunta da Educação, Stefanie Eskereski; a secretária adjunta da Cultura, Gabriela Meindrad; o diretor-geral da Seduc, Guilherme Corte; a chefe de gabinete da Seduc, Aline Mendes; o coordenador da 1ª CRE, Alaor Chagas; a coordenadora pedagógica da 1ª CRE, Márcia Garcia; o representante da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, Guilherme Todeschini, o diretor da Escola Estadual Santa Rosa, Edson de Almeida; a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto; a diretora adjunta do Departamento Pedagógico, Natália Borges; a chefe da divisão de Inclusão Educacional e Transversalidade, Sheron dos Santos; e a coordenadora do Jergs, Danusa Elena Zanella
Confira mais fotos