Programa Mais Educação: adesão de escolas estaduais aumenta 27 vezes desde 2008
Publicação:
Uma estratégia para aumentar o tempo de permanência dos estudantes na escola e melhorar o desempenho escolar. Esse é o objetivo do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). Por meio do Projeto, o MEC vem assessorando escolas com desempenho menor no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a ampliar suas jornadas diárias e a reorganizar suas grades curriculares, oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo integral, além de promover a inclusão digital e o debate sobre questões como cidadania, saúde e meio ambiente.
Dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) demonstram que a adesão ao Programa entre 2008, ano em que tiveram início as atividades, comparada a 2014 aumentou em vinte e sete vezes, ou seja, expandiu de 49 para 1.323 escolas no Rio Grande do Sul.
Diretora-adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Rosa Mosna associa a expansão do Programa a fatores como critérios de abrangência e inovações. Na avaliação da diretora, o Mais Educação está consolidado nas instituições de ensino onde foi implantado. ?O Programa está enraizado socialmente, efetivado nas escolas, considerado como sendo muito importante pelas comunidades. Ele estimula a ressignificação do plano pedagógico. Qualifica os espaços escolares e mantém os estudantes em tempo integral na escola?, afirma. A diretora destacou que o Programa impulsionou a inclusão da educação musical na escola, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). ?O principal exemplo é a formação de orquestras estudantis nas escolas, em que são desenvolvidas atividades musicais por meio do Mais Educação?, disse.
Na Escola Estadual Jardim Itália, em Porto Alegre, localizada no bairro Jardim Itú, o Programa foi implantado em outubro de 2013 e atende 185 alunos que, em turno inverso, fazem oficinas de judô, violão, jornal escolar e letramento. A coordenadora do Mais Educação na escola, professora Aurea Regina, afirma que houve uma melhoria significativa no desempenho escolar dos estudantes. ?Eles estão mais concentrados e o comportamento mudou positivamente em sala de aula. Os pais nos procuram para dizer que os filhos estão mais interessados em ir a escola?.
Programa Mais Educação
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas, por meio de atividades optativas que permitem melhorar o ambiente escolar como: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, promoção da saúde, comunicação e uso de mídias, educação científica e educação econômica.
Operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade-SECAD em parceria com a Secretaria de Educação Básica-SEB, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola-PDDE, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE.