Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Jovem Senador divulga lista dos estudantes selecionados para etapa nacional

Participação dos alunos no RS aumentou 127% e saltou para 3.471 inscrições em 2019

Publicação:

Isabela Pradebon da Silva, do Colégio Tiradentes de Santa Maria, é a representante gaúcha no Jovem Senador 2019
Isabela Pradebon, do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria, é a representante gaúcha no Jovem Senador 2019 - Foto: Divulgação Seduc
Por Diego da Costa

O Programa Jovem Senador 2019, do Senado Federal, divulgou, nessa segunda-feira, 7 de outubro, a lista dos 27 estudantes de escolas públicas que foram selecionados para a etapa nacional do projeto.  Os participantes, que tem entre 16 e 19 anos e estão no Ensino Médio, irão vivenciar, bem como desempenhar, o trabalho de um senador por meio de debates e votações, em Brasília, entre os dias 25 e 30 de novembro.

Com o tema Orçamento Público, a ação tem o intuito de contribuir para o processo de formação da cidadania e propor a reflexão sobre a importância da participação do cidadão no controle dos recursos públicos. Os alunos, que foram selecionados mediante redação, foram julgados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e, posteriormente, pela comissão do Senado.

No Rio Grande do Sul, a participação no programa aumentou 127%. Em 2018, foram analisadas 1.519 redações. Agora, em 2019, o número saltou para 3.471. O coordenador do projeto no Estado, Clark Sarmento, destacou o momento: “O sucesso do programa se deve muito ao trabalho das CREs que pensaram e articularam estratégias de execução e aproximação com a comunidade escolar”, afirmou.

A representante gaúcha do Jovem Senador 2019, Isabela Pradebon da Silva, do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria, elaborou a redação Cidadão presente, Brasil para frente. Ela conta que enalteceu, no seu texto, a importância de o cidadão participar do orçamento público. “É necessário que as pessoas acompanhem os gastos dos poderes. Isso fortalece a democracia e aumenta a fiscalização da gestão do país”, explica.

 

Jovem Senador

O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

 

Secretaria da Educação