Programa Escolas Criativas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) seleciona as dez primeiras participantes
Publicação:
Escolas da rede estadual aderiram de forma voluntária ao processo de seleção do Programa Escolas Criativas, uma parceria entre a Secretaria da Educação do RS (Seduc) e a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). Um encontro online foi organizado para divulgar os selecionados, que contou com a presença da Comissão Gestora do Programa Escolas Criativas na Seduc, representantes das coordenadorias regionais de educação de abrangência das escolas selecionadas, além da Gestão Escolar das Escolas Criativas.
Por meio de produções audiovisuais, as escolas participantes tiveram que responder o porquê sua escola é criativa. Foram mais de 40 vídeos analisados pela Comissão Gestora da Seduc, que teve a tarefa de escolher dez escolas. As selecionadas foram: EEEM Vila Prado (27ª CRE), Nossa Senhora da Paz (15ª CRE), Érico Veríssimo (8ª CRE), 1º de maio (4ª CRE), Padre Antônio Sepp (14ª CRE), Walt Disney (28ª CRE), Dr. Franklin Olive Leite (5ª CRE), Frederico Hannemann, Escola Dr. Silvio Ribeiro (19ª CRE) e Frei Miguelinho (11ª CRE).
As dez primeiras selecionadas já iniciaram o primeiro ciclo do Programa. Nesta etapa, eles participam de webnares e formações e preparatórias para o evento Dia do Mão na Massa, quando os trabalhos realizados nestas instituições serão compartilhados com toda a rede brasileira de escolas criativas.
Dia do Mão na Massa
As escolas criativas da rede estadual não podem deixar de participar do Dia do Mão na Massa, que ocorrerá no dia 15 de setembro. Neste dia, educadores, alunos e comunidade serão convidados a desenvolverem juntos, por meio de um processo colaborativo, atividades para tornar as aulas mais criativas, relevantes e inclusivas, a partir dos materiais que dispõem em seu ambiente.
Mais informações em: bit.ly/rsmaonamassa.
A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa
A RBAC é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país. Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015.