Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa de Educação Ambiental Colaborativo (PEAC) apresenta o Seminário: O Bem Viver

Publicação:

Seminário do PEAC ocorrerá nesta quarta-feira, 27
Seminário do PEAC ocorrerá nesta quarta-feira, 27 - Foto: Divulgação
Por Mariana Gomes Puchalski sob supervisão de Bruna de Bem

O Programa de Educação Ambiental Colaborativo (PEAC) promoverá na próxima quarta-feira, 27, o Seminário: O Bem Viver. A transmissão ocorrerá pelo canal do YouTube TV Seduc RS das 14h às 15h. A live terá a presença do palestrante Felipe Mascarenhas.

‘O Bem Viver’ foi o tema proposto para a próxima edição do seminário por se tratar de um assunto que vem ganhando cada vez mais campo nas últimas décadas. A live abordará a proposta de estar no mundo e de se relacionar em harmonia com a natureza e com todos os seres, buscando uma vida solidária e em plenitude. Além disso, o evento apresentará alternativas de modo de vida, desigualdades sociais e ambientais, e experiências de povos originários e comunidades que historicamente sofreram processos de opressão e marginalização.

O palestrante desta edição do PEAC é Felipe Mascarenhas. Ele é relações públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua no Campus Litoral Norte. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES) da UFRGS, e sua pesquisa é sobre o ‘O Bem Viver’. Atua em projetos de pesquisa e extensão da UFRGS e é membro do Grupo de Pesquisa Educação, Ambiente, Espiritualidades e Cultura de Paz, da Capes/Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O evento contará com a mediação do coordenador da Divisão de Políticas específicas para a Educação, Rodrigo Venzon, e do coordenador da Assessoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Renel Prospere.

 PEAC

A iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) foi instituída pelo Decreto n°55.885 de 17 de maio de 2021. O PEAC é coordenado em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e conta com um Comitê Gestor Multidisciplinar composto por nove secretarias estaduais e três federações.

Como públicos-alvo do programa estão professores, estudantes e funcionários da rede pública, bem como profissionais da área ambiental, das esferas municipal e estadual. Também fazem parte membros dos Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas e dos Conselhos, além de moradores do entorno de Unidades de Conservação (UCs).

Secretaria da Educação