Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Primeiro dia de aula foi marcado por revitalização dos espaços escolares e inauguração de salas multimídia

Mais de 800 mil estudantes da rede estadual foram recepcionados nesta terça-feira (18)

Publicação:

Professora Ana Paula Silva foi a responsável por revitalizar a Escola Luíza Teixeira Lauffer de Porto Alegre
Professora Ana Paula da Silva foi a responsável por revitalizar a Escola Luíza Teixeira Lauffer de Porto Alegre - Foto: Lucas Nogare
Por Diego da Costa

O calendário letivo de 2020 começou oficialmente nesta terça-feira, 18 de fevereiro, na Rede Estadual de Ensino. Com muita confraternização, acolhida dos professores, espaços escolares revitalizados e inauguração de novas salas voltadas à cultura digital, os mais de 800 mil estudantes retornaram às atividades curriculares.

Ao todo, mais de 85% das instituições de ensino, das 2,5 mil escolas estaduais presentes no Estado, retornaram na data estipulada pela Mantenedora. As demais seguem calendário diferenciado devido à greve dos professores de 2019 e iniciarão o período letivo no decorrer do mês de março.

Capital

Em Porto Alegre, a Escola Professora Luíza Teixeira Lauffer, do bairro Rubem Berta, na Capital, inaugurou duas novas salas Maker, qualificou a biblioteca e embelezou o refeitório e o pátio com decorações, pinturas, desenhos e novos brinquedos que estimulam a interação entre as crianças.

Início das aulas na Escola Luíza Teixeira Lauffer foi marcado pela confraternização com brinquedos novos na hora do recreio
Início das aulas na Escola Luíza Teixeira Lauffer foi marcado pela confraternização com brinquedos novos na hora do recreio - Foto: Lucas Nogare

 O trabalho, desenvolvido durante as férias dos alunos, foi realizado pela ex-professora do 1º ano do Ensino Fundamental, Ana Paula da Silva. Ela, que finalizou o Curso Normal em 2019, atualmente é presidente do Conselho Escolar e revela que não consegue se distanciar da comunidade.

“Fui professora aqui no ano passado e tenho uma filha que estuda no 4º ano. Eu permaneço como presidente do conselho e meu sonho é conseguir um contrato temporário aqui na escola.  Amo meus aluninhos e desejo fazer muito mais por esta instituição de ensino”, conta.

A diretora, Maria Izabel Allgayer, reforça o desejo da professora: “Eu rezo muito para que ela retorne às atividades de sala de aula, pois tem muito a contribuir com os nossos estudantes”, destaca.

Escola Luíza Teixeira Lauffer inaugurou duas salas Maker na abertura do ano letivo de 2020.
Escola Luíza Teixeira Lauffer inaugurou duas salas Maker na abertura do ano letivo de 2020. - Foto: Lucas Nogare

Indagados sobre as novidades, os alunos mostraram felicidade ao ver sua escola renovada.

A Amanda da Costa, de 8 anos, do 3ª ano do Ensino Fundamental, elogiou a criação dos espaços de vídeo e jogos que estimulam a criatividade e o uso de novas tecnologias. “Achei tudo muito bonito. Iremos aprender coisas novas e espero que este ano seja muito bom”, diz.

Já o Carlos Daniel Mendonça, de 7 anos, do 2º ano do Ensino Fundamental, falou sobre as novas pinturas da escola e dos brinquedos, como o pebolim, que ficaram disponíveis para os alunos durante o intervalo. “As pinturas estão lindas e o pátio muito mais organizado. Estou adorando”, enaltece.

São Leopoldo

Até esta sexta-feira, 21 de fevereiro, cerca de 70% das instituições de ensino da região da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de São Leopoldo, iniciarão o ano letivo de 2020. As escolas Pedro Lenz, de Sapiranga; Felipe Camarão, de São Sebastião do Caí; e Fernando Ferrari, de Campo Bom, já iniciaram suas atividades. Os alunos foram recepcionados com música, brinquedos e atividades interativas.

Escola Felipe Camarão, de Sebastião do Caí, organizou atividades diferenciadas para receber os estudantes
Escola Felipe Camarão, de Sebastião do Caí, organizou atividades diferenciadas para receber os estudantes - Foto: Seduc

São Borja

Na região da 35ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), a Escola Estadual de Ensino Médio Timbaúva, de São Borja, realizou uma reunião motivacional para seus professores inspirada na "Lição dos Girassóis". O Colégio Estadual Cristóvão Pereira, de Santiago, recepcionou os professores com a dinâmica "Elos de amizade". As duas escolas realizaram sessão de estudos e passaram orientações para o início do ano letivo docente.

Caxias do Sul

Para começar bem o ano letivo de 2020, as instituições de ensino da região da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Caxias do Sul, se prepararam para receber os estudantes. Este é o caso das escolas Engenheiro João Magalhães Filho e Primeiro de Maio, que fizeram um mutirão de limpeza e revitalização do espaço escolar durante as férias para recepcionar os alunos. Muitas escolas iniciaram o ano colocando O Programa CIPAVE+ em ação por meio de atividades de boas-vindas e proporcionando um ambiente acolhedor para o recomeço de aulas.

Aluna da Escola Estadual Orestes Manfro, no município de São Marcos, na região da 4ª CRE
Aluna da Escola Estadual Orestes Manfro, no município de São Marcos, na região da 4ª CRE - Foto: Seduc

Santa Maria

As equipes das escolas da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da região de Santa Maria, recepcionaram os alunos com novidades.  Entre flores, cartazes e bombons os estudantes tiveram oportunidade de reencontrar seus colegas de forma alegre e descontraída.

 Santa Cruz do Sul

Na manhã do dia 18 de fevereiro de 2020, as aulas iniciaram normalmente no Colégio Estadual Barro Vermelho, no município de Rio Pardo, na região da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Para recepcionar os alunos, foi organizada, pela equipe diretiva, uma dinâmica de integração, onde os alunos puderam interagir com os colegas e professores que também estavam ansiosos pelo inicio do ano letivo e vestiram-se de forma especial para este dia.

 Alunos do Colégio Estadual Barro Vermelho iniciaram o ano letivo no dia 18 de fevereiro
Alunos do Colégio Estadual Barro Vermelho iniciaram o ano letivo no dia 18 de fevereiro - Foto: Seduc

Confira mais fotos

Secretaria da Educação