Prazo para Escuta Ativa do Ensino Médio é prorrogado até 2 de setembro
Publicação:

A Secretaria da Educação (Seduc) prorrogou o prazo para a participação na Escuta Ativa do Ensino Médio. Agora, os estudantes da rede estadual têm até o dia 2 de setembro para contribuir com o processo de avaliação e aprimoramento do Novo Ensino Médio. O formulário online pode ser respondido no site Ensino Médio Gaúcho.
A Escuta Ativa é uma oportunidade para que os alunos expressem suas opiniões sobre as mudanças no currículo escolar. O objetivo é identificar temáticas recorrentes e coletar informações que servirão de base para a melhoria das políticas públicas educacionais e para a elaboração das matrizes curriculares de 2025. A iniciativa também é uma forma de reforçar o protagonismo estudantil, ampliando a participação na construção de um ensino mais alinhado às necessidades dos estudantes gaúchos.
Como participar
Para participar, basta acessar o site Ensino Médio Gaúcho e encontrar a aba “Escuta Ativa”. A ação irá direcionar o estudante ao Portal da Educação, onde ele deverá fazer login utilizando a palavra “ESTUDANTE” em letras maiúsculas junto com o número de matrícula. A senha são os quatro últimos dígitos da matrícula. Depois disso, o estudante deve clicar na aba "Meu Universo" e acessar o Seduc Forms, local em que o formulário está disponível. Antes de iniciar o questionário, é necessário selecionar a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a escola da qual faz parte.
Escuta ativa
As perguntas da Escuta Ativa são adaptadas às diferentes séries do Ensino Médio. Os estudantes da primeira série respondem sobre a experiência com as Unidades Curriculares Eletivas. Para os da segunda série, o foco é nas Trilhas de Aprofundamento Curricular, enquanto os da terceira série avaliam o Aprofundamento ENEM, incluindo Redação e Resolução de Problemas.
A Escuta Ativa também inclui questões específicas para estudantes das modalidades de Educação do Campo, Indígena e Quilombola, considerando as particularidades socioculturais e produtivas dessas comunidades. Nas escolas indígenas, por exemplo, as trilhas são adaptadas para as realidades dos povos Guarani e Kaingang.
Outro aspecto abordado na Escuta Ativa é a experiência dos alunos nas Escolas em Tempo Integral. O questionário para esses estudantes avalia a aprendizagem cognitiva e socioemocional, envolvendo temas como autogestão, empatia, resiliência e habilidades sociais, além das condições das salas de aula, espaços de leitura e lazer.
Os estudantes do período noturno também têm perguntas direcionadas para entender melhor suas necessidades específicas e melhorar a qualidade do ensino nesse turno.
Esta é a segunda Escuta Ativa realizada pela divisão de Ensino Médio da Seduc. A partir da consulta anterior, realizada em 2023, foram priorizadas as Trilhas de Aprofundamento Curricular mais escolhidas pelos estudantes, e foi incluído o Aprofundamento ENEM com dois novos componentes curriculares: Redação e Resolução de Problemas para 2024.