Plataforma Vivescer oferece apoio socioemocional aos professores da Rede

A ferramenta é 100% gratuita e oferece quatro cursos certificados com 32 horas cada

Live de lançamento da Vivescer na Rede Estadual ocorreu na manhã desta segunda-feira (13) - Foto: Seduc

Diante dos desafios impostos pela pandemia de coronavírus e da necessidade de acolhimento dos educadores, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Península, disponibiliza, a partir desta segunda-feira, 13 de julho, uma plataforma de apoio socioemocional para os professores da Rede Estadual de Ensino. A Vivescer é uma plataforma online, 100% gratuita, que oferece quatro cursos certificados com 32 horas cada. Para se cadastrar clique aqui.

A live de lançamento, que ocorreu nesta manhã, contou com a presença do secretário estadual da Educação, Faisal Karam, e teve transmissão ao vivo pelo canal no Youtube TV Seduc RS e pela página da Seduc no Facebook.

“Esta é uma parceria que funciona de forma gratuita e sem nenhum custo ao Estado. Acreditamos que, para garantir a qualidade da Educação, o nosso professor precisa receber um suporte que contribua para seu bem-estar e equilíbrio emocional. É isso que será disponibilizado por meio da plataforma Vivescer, onde a adesão não é obrigatória por parte dos educadores. Queremos oferecer ações de apoio para o professor, que é fundamental nessa mudança que estamos vivendo no ensino” destaca o secretário Faisal Karam.

A coordenadora de conteúdo da Vivescer, Sílvia Breim, explica que para o professor desempenhar, cada vez mais, este papel de agente transformador da Educação, ele precisa ser ouvido, ser apoiado e receber suporte. “O Instituto Península faz muitas pesquisas ouvindo professores pelo Brasil todo, de diversas regiões, para entender, de fato, quais são as necessidades do professor. Desta forma, nós conseguimos construir iniciativas a partir de situações que o educador vivencia. Elementos que fazem sentido na vida dele”, afirma.

A coordenadora pedagógica da Vivescer, Ana Flávia Castanho, conta que as jornadas de aprendizagem, divididas nos quatro cursos de 32 horas cada, trazem diversos temas relacionados à complexidade do fazer docente e o desafio de construir, na prática, uma escola diferente da que os educadores foram formados. “Os desafios que o professor enfrenta, ao ensinar, não se restringem a planejar os conteúdos disciplinares tradicionais. Eles incluem, também, ajudar os alunos a se relacionarem de forma ética e democrática; a perseverarem diante dos obstáculos; conhecerem formas de modular suas emoções; a desenvolverem a empatia, a resiliência, entre outros”, indica.

A diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, destaca a importância da plataforma Vivescer para a prática pedagógica. “Esta rede de apoio ao educador que estamos estabelecendo é fundamental para o período que estamos vivendo hoje. Essa ação visa trazer um acalento, um espaço de troca e de fortalecimento. É uma grande oportunidade para Rede Estadual de Ensino”, enaltece.

Vivescer

A iniciativa tem o intuito de fomentar reflexões sobre a importância do cuidado da mente, do corpo, do propósito e das emoções dos educadores. Além disso, há uma comunidade de suporte, na qual os educadores trocam experiências e materiais.

Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino no horário de sua preferência. Ao final de cada jornada, os professores poderão receber certificado do Instituto Singularidades, referência nacional em formação de professores.

Como funciona?

Ao cadastrar-se na Vivescer e criar o seu perfil, você passa a fazer parte da comunidade: um espaço de reflexões e troca de ideias sobre a profissão. Nesse espaço, é possível fazer perguntas, compartilhar relatos e vídeos sobre a prática e trocar arquivos interessantes, como textos e planos de aula.