Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Período de confirmação das matrículas nas escolas estaduais segue até 13 de janeiro

Pais ou responsáveis devem comparecer aos locais designados com a documentação

Publicação:

Crédito: Seduc
Crédito: Seduc
Por Diego da Costa

O período de confirmação das matrículas da Rede Estadual para o ano letivo de 2023 segue até o dia 13 de janeiro diretamente na escola para onde o estudante foi designado. Para isso, é necessário que pais ou responsáveis apresentem a documentação necessária para a efetivação da vaga.

O procedimento de entrega dos documentos e a confirmação da matrícula de forma presencial nas instituições de ensino são indispensáveis para que o estudante garanta a sua vaga.

Devem ser entregues os seguintes comprovantes:

  • Certidão de nascimento ou RG do aluno e comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de residência do responsável e RG do responsável;
  • Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

Transferências

O período de transferências da Rede Estadual ocorre entre os dias 2 e 13 de janeiro. Os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem fazer o processo pelo site da Seduc.

PARA ACESSAR CLIQUE AQUI 

A prioridade se dará por proximidade da residência do estudante com a instituição de ensino, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida. No momento da solicitação de transferência, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência.

Já os estudantes dos cursos técnicos e do Curso Normal devem pedir a transferência diretamente na escola pretendida.

Alunos não designados

Em casos específicos de não designação, a Secretaria Estadual da Educação reforça que os pais ou responsáveis devem entrar em contato diretamente com a Central de Matrículas de Porto Alegre pelos telefones 51 3288-4895, 51 3288-4894 ou 51 3288-4892.

O contato também pode ser feito pelo e-mail central-portoalegre@seduc.rs.gov.br ou presencialmente no prédio anexo do 2º andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O horário de funcionamento da Central de Matrículas de Porto Alegre é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Nos casos de não designação em escolas de cidades do Interior, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de sua região ou com a Central de Vagas, nos municípios que possuem esse serviço.

Os servidores da Seduc estarão à disposição para solucionar cada um dos casos de forma conjunta com as famílias e nenhum estudante ficará sem a vaga na Rede Estadual de Ensino.

Secretaria da Educação