Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Parceria com Instituto Federal do Rio Grande do Sul qualifica cursos técnicos das escolas estaduais

Publicação:

Diretor Superintendente da Suepro, Luis André de Araújo Sasso, acertando os detalhes da parceria com representantes do IFRS
Diretor Superintendente da Suepro, Luis André de Araújo Sasso, acertando os detalhes da parceria com representantes do IFRS - Foto: Seduc
Por Seduc

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), firmou uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) para ministrar cursos de formação pedagógica a professores Bacharéis não licenciados nas escolas de Educação Profissional do Estado.

Os cursos ofertados terão duração de 400 horas na modalidade Ensino a Distância (EaD) e terão vigência até 31 de dezembro de 2021, a contar da data de 03 de junho de 2020, quando foi publicada a súmula no Diário Oficial do Estado. A parceria pode ser renovada mediante termo aditivo pelo prazo de até 60 meses.

Conforme o diretor superintendente da Suepro, Luís André de Araújo Sasso, a iniciativa visa a qualificação pedagógica dos professores e uma melhor preparação dos alunos para o mercado de trabalho. “Este é um projeto que, com certeza, trará um ganho para os estudantes dos cursos técnicos das instituições de ensino”, explica.

Parceria

A elaboração da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) contou com o trabalho dos seguintes integrantes da Suepro: a diretora administrativa, Denise Araújo Villas-Bôas; a diretora pedagógica, Raquel Padilha; e o diretor técnico, Francisco Carlos Soares.  

Suepro

A Rede Estadual da Educação Profissional possui 161 escolas localizadas em regiões pontuais do Estado, dentre elas estão 25 técnicas agrícolas, duas de agronegócios e uma Fundação.

A execução das políticas públicas e cumprimento das diretrizes da Educação profissional é de responsabilidade da SUEPRO/SEDUC.

Os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar aos estudantes conhecimentos, saberes e competências profissionais necessárias ao exercício profissional com base nos fundamentos científico-tecnológicos, sócio-históricos e culturais.

Atualmente, a Rede Estadual oferta 69 Cursos Técnicos de Nível médio para 30.264 mil alunos. É desenvolvida nas formas articuladas e subsequente ao Ensino Médio podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica.

Secretaria da Educação