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Para Seduc, meio ambiente deve estar vinculado ao currículo

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5 de junho
Neste 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Assessoria da Diversidade no Departamento Pedagógico, inicia a celebração e prepara a participação de alunos de escola estadual na Rio + 20, evento das Organizações das Nações Unidas que se realiza no Rio de Janeiro entre os dias 13 e 22. Além dos estudantes, um símbolo da reflexão e trabalho realizado por alunos estaduais em 2011, também estará presente na agenda internacional que leva à capital carioca milhares de ativistas dos quatro cantos do mundo: a colcha do meio ambiente, que será levada à Rio + 20 pela assessora Silvana Favreto. Os projetos e as atividades de Educação Ambiental devem ter como objetivos não só a aquisição de conhecimentos, mas envolver todo um conjunto de novas condutas que levem a compreender e proteger o meio. Geralmente as atividades desenvolvidas nas escolas, consideradas como de educação ambiental, estão desvinculadas do currículo, à margem dos programas das diferentes disciplinas. A política proposta pela Secretaria da Educação busca inverter esta lógica. A ideia, explica Silvana, é que essas atividades surjam como momentos de fomentação para as ações futuras, que devem acontecer continuadamente nas escolas. A assessora ressalta que a busca é pela conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade, mas com consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. ?Saber preservar e utilizar de forma sustentável todos os recursos naturais, trabalhar a educação ambiental como tema transversal não apenas a mudança cultural, mas também a transformação social, assumindo a crise ambiental como uma questão ética e política e construir ações educativas em sua complexidade e completude, respeitando a diversidade, são algumas atribuições do homem enquanto sujeito?, defende. As escolas têm o espaço para a construção desses conhecimentos, partindo de projetos de desenvolvimento socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis. As ações em Diversidade Ambiental buscam como base legal para trabalhar, construir/desenvolver o ensino e a aprendizagem voltadas para as questões ambientais, as leis estaduais e nacionais. São objetivos gerais do trabalho da assessoria em Educação Ambiental no Departamento Pedagógico a atuação junto às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), visando o desenvolvimento de ações do Meio Ambiente conectadas com a Legislação federal, regional e local das escolas. Além disso, explica Silvana, a ação busca fortalecer o enraizamento das questões socioambientais nas escolas e criar espaços estruturantes na escola para um dia a dia participativo, democrático e saudável. Também pretende promover intercâmbio entre a escola e a comunidade, com foco nas questões socioambientais locais e contribuir para fortalecer pessoas, organizações e movimentos de juventude no Estado com foco na Educação Ambiental e Juventude. Para isso, são desenvolvidos projetos de Educação Ambiental na rede estadual de ensino e ações em parceria com entidades e instituições sociais, além de órgãos de governo das três esferas. Exemplos de projetos são ações coordenadas e sistemáticas de Educação Ambiental no currículo e no projeto político-pedagógico das escolas como tema transversal e a constituição e fortalecimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas ? COM-Vidas, para a construção de Agendas 21 nas escolas, por meio de participações em Conferências, Cursos e oficinas. A intenção, ressalta a assessora, é conscientizar estudantes, educadores, gestores e comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade, temas relevantes para a preservação da vida no planeta.

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