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Orientações para a Avaliação de Competências Socioemocionais dos Estudantes dos Anos Finais

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Card sobre Orientação para Avaliação de Competências dos Estudantes dos Anos Finais.
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A Secretaria da Educação promoveu, na quarta-feira (25/09), uma live para orientar sobre a avaliação das competências socioemocionais dos estudantes dos Anos Finais. O processo avaliativo é uma das etapas do programa Diálogos Socioemocionais.

Em uma parceria da Seduc com o Instituto Ayrton Senna, a iniciativa surgiu para apoiar as redes de educação, auxiliando no planejamento, implementação e acompanhamento de uma política de Educação Integral. O projeto busca promover o desenvolvimento intencional de competências socioemocionais dos estudantes por meio do Componente Curricular Projeto de Vida.

O modelo adotado pelo Instituto Ayrton Senna e aplicado na Rede Estadual de ensino compreende 5 macrocompetências e 17 competências socioemocionais. Todas elas foram escolhidas com base em evidências que comprovam sua correlação com a melhoria de aprendizagens, bem-estar, continuidade dos estudos, empregabilidade, entre outros fatores vinculados ao contexto escolar.

Embora esse modelo tenha priorizado determinadas competências socioemocionais, ele não pressupõe que somente elas existam. As que foram selecionadas demonstraram um potencial de serem desenvolvidas em experiências formais dentro da escola.

O programa, que começou a ser implementado no Rio Grande do Sul em 2023, tem como foco os Anos Finais do Ensino Fundamental. Ao final do processo de implementação, a previsão é alcançar cerca de 206 mil estudantes, matriculados do 6° ao 9° ano, nas 1798 escolas estaduais que ofertam a etapa.

Neste momento, a Seduc está implementando estratégias pedagógicas que incluem a capacitação de professores do Projeto de Vida, a fim de promover o desenvolvimento intencional das competências socioemocionais, utilizando a metodologia SAFE (sequencial, ativa, focada e explícita).

Para isso, foi criada uma Trilha Formativa específica, com o objetivo de capacitar os professores do componente curricular Projeto de Vida e supervisores escolares.

A formação está disponível no Portal da Educação do RS, e já conta com mais de 3 mil inscritos. A capacitação, realizada de forma assíncrona, é um pré-requisito para compreender e aplicar as rubricas em sala de aula na próxima etapa do projeto. As inscrições seguem abertas até o dia 30 de setembro.

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Além da formação, o programa inclui a autoavaliação dos estudantes, com o auxílio de rubricas preparadas para cada uma das 17 competências. Essas autoavaliações serão realizadas na plataforma Farol, disponibilizada pelo Instituto Ayrton Senna. Depois, os estudantes receberão a devolutiva de seus resultados, permitindo que, na última etapa, possam elaborar um plano pessoal de desenvolvimento a partir da orientação dos professores.

Conforme o Instituto Ayrton Senna, as rubricas de autoavaliação foram criadas com base em pesquisas teóricas e empíricas, segundo parâmetros psicométricos. Cada rubrica possui sete níveis, nos quais os estudantes podem se identificar e se posicionar.

Elas descrevem o que se espera em termos de comportamentos e conhecimentos de cada uma das competência socioemocionais, sendo uma forma de permitir que o estudante compreenda quais são seus objetivos e como pretende atingi-los.

A aplicação das rubricas acontecerá entre os dias 7 de outubro e 1º de novembro nas aulas de Projeto de Vida. Cada ano escolar, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, possui um período para preenchimento das rubricas. O supervisor escolar de cada escola será o responsável pela organização do processo, que não terá caráter avaliativo em termos de nota, mas funcionará como um exercício de reflexão pessoal para os estudantes.

Aplicação das Rubricas

6º ano: 7 a 11 de outubro
7º ano: 14 a 18 de outubro
8º ano: 21 a 25 de outubro
9º ano: 28 de outubro a 1º de novembro

Além disso, a plataforma Farol gera relatórios de devolutiva para cada turma, com instrumentos de avaliação e de monitoramento. Os professores entram no sistema por meio do e-mail corporativo (@educar.rs.gov.br) e conseguem visualizar os resultados das respostas na forma de gráficos.

Enquanto isso, os estudantes acessam a plataforma para responder à rubrica de autoavaliação na plataforma Farol. Para entrar no sistema, cada estudante possui um código, que foi previamente cadastrado pelo Instituto Ayrton Senna e que será fornecido para os professores.

Mais informações e detalhes sobre a aplicação das rubricas estão disponíveis no Manual de Aplicação e no Suporte da Farol.

ASSISTA À LIVE ABAIXO

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ORIENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS

Live voltada para os professores e supervisores da rede estadual, com orientações sobre a avaliação de competências socioemocionais dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Crédito: TV Seduc RS


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