OIS da futura Escola do Piquiri será assinada nesta quinta em Cachoeira do Sul

Prazo de conclusão do projeto de ampliação é de 120 dias

Prédio da escola está pronto
Prédio da escola está pronto - Foto: 24ª CRE/Divulgação
Por 24ª CRE

A assinatura da Ordem de Início de Serviço (OIS) da obra de ampliação da futura Escola de Ensino Médio na localidade do Piquiri ocorrerá nesta quinta-feira (19), às 10h, na 24ª Coordenadoria Regional de Educação, em Cachoeira do Sul. A empresa F & F Engenharia e Construção Ltda, de Novo Hamburgo, vencedora da licitação para executar o serviço, terá então cinco dias úteis para iniciar o trabalho. O ato contará com a presença das coordenadoras da 24ª CRE, Julieta Prestes, e da 27ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), Ana Marta Dettenborn.

A obra de ampliação prevê cozinha, despensa, área de serviços, sanitários para funcionários, refeitório, área coberta para recreação, abrigo para reserva técnica de incêndio e quadra poliesportiva, com prazo de entrega de 120 dias. O investimento do Governo do Estado é de R$ 947.217,87.

A coordenadora Julieta Prestes explicou que a futura escola é a uma antiga reivindicação da comunidade, que chegou a ser atendida por um projeto de Ensino Médio alternativo, de 2001 a 2003. “Há que se considerar, ainda, que existe uma demanda de alunos do interior que justifica a abertura de uma escola na localidade. Hoje eles são atendidos por escolas estaduais da zona urbana, mediante utilização de serviço de transporte escolar oferecido pelo Estado, mas poderão ter acesso ao Ensino Médio mais próximo de sua moradia”, informou a coordenadora.

A obra é necessária para complementar a estrutura física já existente no local, atendendo ao que é exigido pela legislação, atualmente, para abertura de uma escola de Ensino Médio. Com a conclusão da ampliação, poderá ser iniciada a próxima etapa, que será instalar os equipamentos e mobiliário e preparar o processo de credenciamento e autorização de funcionamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEEd).

Distância
A localidade do Piquiri fica a cerca de 36 quilômetros do centro urbano de Cachoeira do Sul. Conforme o Setor de Transporte Escolar da 24ª CRE, atualmente, 69 alunos do Piquiri, Cerro dos Peixotos, Cordilheira e Mineração, localidades mais próximas da futura escola, são transportados pelo Estado diariamente para cursar o Ensino Médio em duas escolas estaduais da zona urbana de Cachoeira do Sul. A estimativa, contando uma provável demanda reprimida de maiores de 18 anos e a possibilidade de atendimento de alunos também de outras localidades, é de que a futura escola de Ensino Médio no Piquiri receberá 100 alunos.

Ainda conforme Julieta Prestes, o prédio principal da futura escola foi construído em 2012, mas não era dotado de todos os itens que passaram a ser exigidos pelo Conselho Estadual de Educação para funcionamento de Ensino Médio e ainda não estava totalmente regularizada a documentação da edificação anterior. A partir de 2015, quando ela assumiu o cargo, foi criada uma força-tarefa para agilizar a resolução dos entraves.