Novos diretores das escolas estaduais de Porto Alegre tomam posse
Publicação:

A cerimônia de posse dos novos diretores e vice-diretores de Porto Alegre, ocorrida na manhã desta quinta-feira (27), nomeou cerca de 500 gestores que irão comandar as 248 instituições de ensino da Capital pelos próximos três anos. Marcado pela grande emoção dos educadores e pela presença da comunidade escolar, o evento, organizado pela Secretaria Estadual de Educação, por meio da Divisão Porto Alegre (DPA), ocorreu na Casa de Música da Ospa, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
Representando o secretário estadual de Educação, Ronald Krummenauer, o diretor do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seduc, José Adílson Antunes, afirmou que os novos diretores terão, em 2019, dois grandes desafios: o de implementar o Referencial Curricular Gaúcho no Ensino Fundamental e o de trabalhar a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. “As escolas terão que adaptar os seus currículos e nós precisamos considerar as novas tecnologias e as perspectivas de trabalho para os próximos 20 anos. Por isso, nós temos que achar novos caminhos e novas possibilidades que auxiliem os nossos alunos”, destacou.
A diretora-adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Raquel Padilha, enalteceu a conclusão de mais um processo democrático na educação gaúcha. “Em nome da diretora do Departamento Pedagógico, Sônia Rosa, e de toda a nossa equipe, eu desejo sucesso aos novos diretores nesta importante missão perante à comunidade escolar”, enalteceu.
De acordo com diretora-adjunta do Departamento das Coordenadorias Regionais (DCR) e responsável pela Divisão Porto Alegre (DPA), Sandra Mauat, o rito de posse é um momento muito importante que simboliza a Gestão Democrática do Ensino Público no Rio Grande do Sul. “Quero dizer, a cada diretor e diretora, que o nosso Departamento está aqui para dar todo o suporte, apoio e orientações necessárias para que o trabalho dos novos gestores possa ser bem desempenhado junto à comunidade escolar”, explicou.
A diretora da Escola Professora Luiza Teixeira Lauffer, Maria Izabel Allgayer, que discursou durante o evento em nome de todos os diretores empossados, falou a respeito dos desafios da gestão escolar. “ Tenho consciência que não será uma tarefa fácil e que os desafios serão diários. Que teremos que conciliar interesses entre pais, professores, alunos e funcionários. Também jamais podemos nos esquecer que existe uma Mantenedora e que devemos seguir todas as orientações e sermos corretos em todas as ações”, afirmou.
Presenças
Ainda estiveram presentes no evento os seguintes representantes: a diretora-adjunta do Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Seduc, Sônia Schneider; o Major Rafael Assis Brasil, do Colégio Tiradentes; a coordenadora da Educação Básica do Departamento Pedagógico da Seduc, Claudia Gewehr Pinheiro; e a assessora do Departamento Jurídico da Seduc, Virgínia Tietböhl.
Novidade
A novidade deste ano é o curso de qualificação obrigatório para os gestores eleitos que a Seduc oferece. A finalidade é trazer informações sobre o funcionamento da Secretaria da Educação, a partir dos departamentos de Planejamento, Administrativo, Recursos Humanos e Pedagógico, além de conteúdo voltado para a liderança e comunicação (media-training) entre outros. A carga horária é de 120 horas, dividido em três etapas, sob a forma de Ensino à Distância (EAD), em plataforma digital específica, com a inclusão de cases em cada um dos módulos.
Confira mais fotos