Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Novo processo seletivo do Alfabetiza Tchê oferece 110 bolsas para formadores regionais e municipais

Inscrições acontecem de 23 de fevereiro até 8 de março

Publicação:

Capa Matéria Alfabetiza Tchê. A frase "Novo processo seletivo oferece 110 bolsas para formadores regionais e municipais. Inscrições: de 23/02 até 08/03. Arte nas cores amarelo e roxo. Logo da seduc e do alfabetiza tchê aparecem na imagem.
Novo processo seletivo do Alfabetiza Tchê oferece 110 bolsas para formadores regionais e municipais

A Secretaria da Educação do RS (Seduc RS) lançou editais de inscrição para formadores do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização – Alfabetiza Tchê. Ao todo, são 110 bolsas no valor de R$ 600 mensais direcionadas às equipes de formação municipal e regional, além de cadastro reserva. As inscrições começam no dia 23 de fevereiro e se estendem até 8 de março. O Alfabetiza Tchê é uma política pública desenvolvida em regime de colaboração entre o governo do Estado e os municípios gaúchos que visa a alfabetização de todos os estudantes das escolas públicas gaúchas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

O processo seletivo corrente conta com dois editais. O Edital nº 003/2026 é voltado à equipe de formação regional, oferecendo 03 (três) vagas para início imediato nas 1ª, 2ª e 7ª Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), além de formação de cadastro reserva para as demais regionais. Para esta função, exige-se formação superior em Pedagogia ou Letras, com especialização em Alfabetização nos Anos Iniciais e experiência comprovada, sob carga horária de 24 horas mensais.

O Edital nº 004/2026 destina-se ao preenchimento de 107 (cento e sete) bolsas para formadores municipais, distribuídas em 48 municípios. Os candidatos devem possuir ensino superior em Pedagogia ou Letras, com conhecimento e experiência comprovados em alfabetização. A carga horária para a atuação municipal é de 16 horas mensais.

As bolsas não possuem caráter remuneratório, não incidindo sobre elas contribuição previdenciária e impostos legais, e serão concedidas por 12 meses, com possibilidade de prorrogação de até 24 meses. Os formadores atuarão como multiplicadores, sendo responsáveis pela capacitação de professores da rede pública gaúcha (1º e 2º anos do Ensino Fundamental), visando garantir a alfabetização das crianças até o final do 2º ano.

O processo seletivo consistirá na análise de currículo, seguindo os critérios de pontuação estabelecidos em cada edital. A divulgação dos resultados preliminares acontece entre os dias 18 e 20 de março. Os interessados devem realizar a inscrição por meio dos links nos editais disponíveis ao final desta notícia, onde também podem encontrar detalhes sobre a prática pedagógica e os requisitos específicos para cada localidade.

EDITAL 003 2026 Formador Regional 3º processo docx (2) (.pdf 362,63 KBytes)
EDITAL 004 2026 Formador Municipal 3º processo docx (1) (.pdf 356,10 KBytes)

Secretaria da Educação