Longa-metragem gaúcho abre o Cineclube da CRIATEC
Sessões abertas ao público integram o plano de ocupação cultural da escola, realizado pelas secretarias da Educação e da Cultura
Publicação:
Na tarde desta terça-feira (02/12), as secretarias da Educação (Seduc) e da Cultura (Sedac) abriram oficialmente a programação do Cineclube na Escola Técnica em Audiovisual e Economia Criativa (CRIATEC) com a exibição do longa-metragem gaúcho “Bicho Monstro”, dirigido por Germano de Oliveira. A sessão reuniu estudantes do Centro da Juventude Lomba do Pinheiro, de Porto Alegre, além de moradores da região e público geral.
A abertura do evento foi conduzida pelo superintendente da Superintendência de Educação Profissional (SUEPRO), Tomás Collier, que destacou que o Cineclube junta-se aos cursos e rodas de conversa que já vêm ocorrendo na escola.
Após a exibição do filme, o diretor Germano de Oliveira participou de um bate-papo com o público, compartilhando bastidores da produção e reflexões sobre o cinema gaúcho contemporâneo, inspirando os jovens ali presentes.
Ações de Ocupação Cultural amplia acesso e aproxima a comunidade
A programação do Cineclube integra o plano de ocupação cultural da CRIATEC, uma iniciativa da Seduc e da Sedac, tendo como correalizadores o Instituto Estadual de Cinema - Iecine e RS Criativo. Esta primeira sessão também teve o apoio da Vulcana Cinema, Avante Filmes, Casa de Cinema de Porto Alegre e Cinemateca Paulo Amorim. A proposta busca abrir as portas da escola, aproximar o setor criativo do estado e conectar jovens e comunidade a atividades formativas, culturais e de lazer.
Segundo a produtora audiovisual Aletéia Selonk, responsável pela curadoria, o plano foi estruturado para apresentar o potencial da escola ao público e estimular a participação nos eventos.
“Quando pensamos em um plano de ocupação cultural, pensamos em ações que formem, que divirtam e que convidem as pessoas a se envolverem com o potencial criativo da escola. Neste mês, além das exibições, tivemos cursos voltados ao audiovisual e à literatura, e seguiremos trazendo profissionais de referência para dialogar com o público”, afirmou.
Próximas ações incluem curso sobre narrativa audiovisual e filme natalino
A programação continua no dia 9 de dezembro com o curso sobre transposição de literatura para o cinema, do roteirista Leo Garcia. Continua com Cineclube, no dia 16 de dezembro, com a exibição de “Uma Carta para Papai Noel”, produção gaúcha com temática natalina, voltada para famílias, crianças, jovens e toda a comunidade.
A sessão tem o apoio do Projeto Nós nas Telas e será seguida de debate com o diretor Gustavo Spolidoro. A entrada é gratuita, e o público está convidado a participar, assistir aos filmes e acompanhar a construção desse novo ambiente de criatividade e inovação em Porto Alegre.