Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Lista preliminar para Seleção de Alfabetizadores Populares e Intérpretes de Libras

Publicação:

-
-

A Secretaria da Educação (Seduc) divulgou, nesta sexta-feira (08/11), a lista preliminar da chamada pública para alfabetizadores populares e intérpretes de Libras. Os selecionados irão atuar como voluntários no Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que é voltado para jovens e adultos que não puderam concluir os estudos formais nas etapas recomendadas.

CONFIRA AQUI A LISTA PRELIMINAR DE PRÉ-CLASSIFICADOS DA CHAMADA PÚBLICA

Ainda que a atuação dos educadores não implique em vínculo empregatício com a Rede Estadual ou com o PBA, os selecionados irão receber uma bolsa de R$ 1.200 para cobrir os custos de despesas pessoais. Os valores serão pagos pelo Ministério da Educação por meio de um cartão emitido pelo Banco do Brasil.

Os candidatos que não foram pré-selecionados poderão interpor recursos até às 17h do dia 9 de novembro. O recurso deve ser enviado para o e-mail eja-cga@seduc.rs.gov.br, com o assunto: PBA - RECURSOS.

Os candidatos indicados como pré-selecionado (a) devem apresentar a listagem de alfabetizandos/estudantes pré-inscritos nas turmas, conforme o edital no item 4.10 DAS ATRIBUIÇÕES DO ALFABETIZADOR POPULAR, até o dia 12 de novembro.

A listagem deve conter a seguinte informação:

● Município:
● Nome completo do alfabetizando:
● CPF:
● Data de nascimento: (a partir de 15 anos de idade - nascidos até 2009)

Além disso, os candidatos deverão indicar o local onde as turmas serão desenvolvidas. O envio da listagem e a indicação de local são condições obrigatórias para a assinatura do termo e para a efetivação do candidato como alfabetizador voluntário bolsista do PBA - 2024.

Caso o candidato não envie a documentação dentro do prazo estabelecido, será desclassificado. A listagem e a indicação de local das aulas devem ser enviadas para o e-mail ejacga@seduc.rs.gov.br, com o assunto: PBA - LISTAGEM.

É probida a atuação de alfabetizador ou intérprete de Libras em mais de um local ou em mais de uma função. O acúmulo de bolsas também não será permitido.

Ao longo da execução do programa, os voluntários participarão de atividades de formação inicial e continuada. Os trabalhos voluntários serão realizados em turmas de jovens, adultos e idosos, com turmas nos centros urbanos e nas zonas rurais, conforme as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e municípios com vagas disponíveis.

Secretaria da Educação