Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Letramento Digital mostra como fazer avaliações com o Google Formulários

Encontro desta segunda-feira (10) apresentou diferentes possibilidades da ferramenta

Publicação:

Print de card da live, com o título "Avaliações com o Google Formulários"
Formação faz parte da capacitação e da instrumentalização dos professores para o uso do Google Sala de Aula - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

Dando continuidade ao período de Letramento Digital das Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) promoveu nesta segunda-feira, 10 de agosto, o encontro “Avaliações com o Google Formulários”. A formação faz parte da capacitação e da instrumentalização dos professores para o uso do Google Sala de Aula e das ferramentas do Google for Education.

Ao longo da live, que teve duração de uma hora, o especialista e pós-doutor em Inovação Márcio Machado mostrou o passo a passo da realização de avaliações com o Google Ferramentas e apresentou as diferentes possibilidades existentes na ferramenta. Ele destacou que as avaliações virtuais não devem substituir as presenciais, mas que podem servir de apoio em alguns momentos.

A avaliação é um assunto muito polêmico, especialmente quando se trata de avaliações virtuais. Quando eu falo em avaliações virtuais, não quero de forma alguma propor que isso substitua as presenciais. Esta capacitação vai potencializar que vocês usem as avaliações do Google Formulários para qualquer utilidade”, destaca. A boa utilização deste instrumento, segundo Machado, vai depender do perfil da turma.

O professor relatou que tem recebido feedbacks de professores que já estão utilizando o Google Formulários, o qual teve suas primeiras noções apresentadas na segunda-feira, 7 de agosto, no Letramento Digital. “Quem não conseguiu acompanhar os vídeos pode pausar, voltar, assistir quantas vezes quiser. Tanto a aula passada como esta trazem muitas novidades e são muitos detalhes para configurar a ferramenta”, ressaltou.

00:00:00/00:00:00

Letramento Digital - Aula 07 (Avaliações com o Google Formulários)

Letramento Digital - Aula 06 (Realizando pesquisas com o Google Formulários) - Prof. Márcio Machado. Site para acessar o Google Formulário: http://forms.google.com Link para atestado dessa aula: http://gg.gg/atestado-aula07 Link para formulário Crédito: TV Seduc RS

No período do Letramento Digital, as aulas ao vivo ocorrem nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 14h. Nas terças e quintas às 17h e no sábado às 11h, ocorrem as lives para tirar dúvidas dos educadores. A transmissão ocorre sempre pelo canal do Youtube TV Seduc RS, até o dia 2 de outubro, e todas as aulas ficam gravadas.

Capacitação em Letramento Digital

No decorrer do Letramento Digital estão sendo abordados os seguintes tópicos: Tecnologias Assistivas; Cidadania Digital e Educação Midiática; Modelos de Atividades Remotas; Aulas Remotas com Google Sala de Aula; Atividades Pedagógicas no Ambiente Virtual; Recursos Avançados das Ferramentas Gsuite; Metodologias Ativas na prática; Explorando Tecnologias Educacionais por Área; e Socialização de Práticas Pedagógicas.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realiza capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula com os professores da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

Secretaria da Educação