Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Jornada Pedagógica destaca o Planejamento de Aulas Remotas

Encontro desta quarta-feira (17) contou com a presença da mestre em Educação e consultora educacional Tamara Bitencourt

Publicação:

Tela dividida em quatro, com Tamara Bitencourt, a tradutora-intérprete Rejane, Natália e a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto
Tamara Bitencourt foi a responsável pela palestra desta quarta-feira - Foto: Seduc
Por Isabella Sander

A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, promoveu, na tarde dessa quarta-feira, 17 de junho, o terceiro encontro da Jornada de Atualização Pedagógica - Aulas Remotas 2020. Transmitida ao vivo, a palestra “Planejamento de Aulas Remotas” apontou a importância do planejamento no contexto de aprendizagem existente em meio à pandemia, para que os alunos se mantenham engajados e compreendendo os conteúdos apresentados. O vídeo está disponível na página do Facebook da Seduc e no canal do YouTube TV Seduc RS.

Conduzida pela mestre em Educação e consultora educacional Tamara Bitencourt, a apresentação trouxe um panorama sobre os desafios a serem enfrentados pelos professores para “fazer a escola chegar dentro da casa dos alunos”. A especialista chamou a atenção sobre a importância ainda maior do planejamento neste momento, para que a aprendizagem dos estudantes seja mantida.

“Vínhamos já com esse processo de inovação e implementação do ensino híbrido, pensando nas metodologias ativas, mas a pandemia gerou a necessidade de agilizar esse processo, para dar conta de fazer a escola funcionar e garantir aprendizagens, mesmo que mínimas, mesmo não estando com os alunos fisicamente”, relata Tamara. A profissional enfatiza que não é possível simplesmente transpor a aula planejada em ambiente presencial para as plataformas virtuais, pois há muitas diferenças no que diz respeito à gestão da sala de aula, às formas de comunicação com os alunos e às maneiras de garantir essa aprendizagem.

Tamara elencou o que considera os quatro pontos principais na hora de planejar as Aulas Remotas. Primeiro, falou sobre a necessidade de se ter clareza sobre quais são as prioridades do educador, quais as habilidades que ele quer desenvolver nos alunos e qual será o seu ponto de partida. No segundo aspecto abordado, o professor precisa pensar em atividades síncronas e assíncronas e, a partir das características de cada um dos formatos, qual é mais adequado para desenvolver cada habilidade que escolheu como prioritária.

O terceiro ponto é definir o que será pedido de devolutivas para os estudantes – ela destaca que acompanhar o processo de aprendizagem pela internet é muito mais desafiador do que presencialmente e, por isso, é preciso escolher bem as devolutivas, para que não se peça muitas atividades do aluno, mas, ao mesmo tempo, se consiga ter um bom acompanhamento do andamento da aprendizagem do estudante. Por fim, no quarto aspecto a ser observado, o docente deve analisar como dará o feedback para seus alunos.

00:00:00/00:00:00

Jornada de Atualização Pedagógica - Planejamento de Aulas Remotas

Jornada de Atualização Pedagógica - Planejamento de Aulas Remotas Palestrante: Tamara Bitecourt, mestre em Educação Crédito: TV Seduc RS

Com relação à autonomia dos alunos, a palestrante chamou a atenção para os desafios enfrentados pelos estudantes neste momento de quarentena. “Essa capacidade para fazer a gestão do tempo, saber qual atividade vai demandar mais tempo e o prazo que eles têm para entregar tem sido um grande aprendizado alunos e as famílias”, observa. Tamara ressalta que, a fim de auxiliar estudantes e familiares nesse processo, os professores devem procurar criar um ambiente confortável, para que os alunos se sintam engajados e capazes de continuar aprendendo.

A diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Letícia Grigoletto, destacou que este é um período de adaptação, que envolve muita complexidade, e que o processo de aprendizagem virtual vem primeiro para o educador. “Precisamos aprender a desenvolver as aulas no ambiente virtual e a ter resiliência para lidar com as dificuldades dos alunos. É um universo desconhecido, mas estamos construindo juntos e contamos com todos nesse processo”, afirma.

Repensando o Processo Avaliativo

O encontro desta quinta-feira, 18 de junho, que ocorre às 14h, será ministrado pela pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Ulbra, Ana Paula Coling. Na ocasião, serão abordados temas referentes ao processo avaliativo no período das Aulas Remotas.

Sobre a Jornada de Atualização Pedagógica

De 15 a 19 de junho serão realizados cinco encontros que abordarão, entre outros temas, o acolhimento dos professores no ambiente virtual, habilidades socioemocionais durante a pandemia, tecnologias na educação e planejamento das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino. Os webinars ocorrem sempre às 14h pela página da Seduc no Facebook e pelo canal no Youtube TV Seduc RS.

Aulas Remotas

Para que todos estejam preparados para as Aulas Remotas, a Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Sul realizará capacitações para utilização da plataforma Google Sala de Aula, durante os meses de junho e julho, com os professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino. A iniciativa compõe o modelo híbrido de ensino, que também compreende as aulas presenciais, sem data de retorno.

Secretaria da Educação