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Jornada Pedagógica chega ao fim com destaque para casos positivos da rede estadual

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Card com fundo branco sobre a Jornada Pedagógica 2024/2. O logo do evento está centralizado na imagem. No canto inferior, está escrito a frase encerramento com destaque para casos positivos da rede estadual. À esquerda e à direita da composição, foram colocados ícones que representam, respectivamente, um coração estilizado, como se fosse o símbolo usado nas redes sociais para curtir uma postagem, e um desenho de um alto-falante.
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Após cinco dias de atividades, palestras e oficinas de formação, a Jornada Pedagógica 2024/2 da Secretaria de Educação (Seduc) encerrou-se nesta sexta-feira (26/07), com destaque para experiências positivas da rede estadual de ensino. Realizado durante o recesso escolar do meio do ano, o evento reúne professores e equipe diretiva nas escolas estaduais para planejar as ações do segundo semestre letivo, além de ser um momento de reflexão e compartilhamento de saberes sobre o trabalho docente.

Nesta edição, a programação incluiu, entre os dias 22 a 23 de julho, a transmissão online de apresentações sobre estudos de aprendizagem contínua, avaliação diagnóstica, frequência escolar e metodologias de ensino. Passados cerca de três meses desde o início das enchentes de maio, o tema de reconstrução também foi um dos destaques principais, com debates a respeito da busca ativa em abrigos e comunidades atingidas e do esforço para manter o vínculo dos estudantes com as escolas durante a crise meteorológica. 

A abertura da Jornada Pedagógica foi conduzida pela secretária da Educação, Raquel Teixeira, que destacou as ações da Seduc para enfrentar os impactos das enchentes e inundações. A formação de Escolas Sensíveis ao Trauma, as medidas de acolhimento e as iniciativas para monitorar e coordenar a rede estadual ao longo do período de crise foram mencionadas e detalhadas. Outro tópico ressaltado foi a reestruturação das instituições de ensino dentro de uma proposta de Escola Resiliente, com ênfase em infraestrutura segura, aspectos socioemocionais nas práticas docentes e educação climática.

Raquel enfatizou que as escolas precisam desenvolver práticas acolhedoras para os estudantes afetados pelas catástrofes naturais. “Não adianta um aluno retornar, depois de ter perdido a casa, e o professor falar para esquecer o que aconteceu porque é hora da aula de matemática. O ser humano não funciona assim. Nós temos múltiplas dimensões: intelectual, cultural, social, emocional e psicológico”, afirmou.

Durante o evento, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Educação Básica, Sherol dos Santos, apresentou os Estudos de Aprendizagem Contínua e apontou o caso da Escola de Ensino Fundamental Abílio Lautert, em Santo Ângelo, como exemplo de sucesso. A escola adotou métodos interdisciplinares para combater defasagens na alfabetização, resultando em melhorias nas habilidades e competências de português e matemática dos alunos.

A secretária-adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, e o subsecretário de Desenvolvimento da Educação, Marcelo Jerônimo, parabenizaram o esforço de união nas escolas após os eventos meteorológicos de abril e maio. Stefanie ressaltou a necessidade de ouvir e apoiar a comunidade escolar, enquanto Jerônimo enfatizou que a Jornada Pedagógica fortalece o trabalho em equipe e a criação de novas metodologias de ensino.

A programação trouxe ainda a participação de especialistas que apresentaram dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) 2023. Os resultados mostraram um aumento na proficiência dos Anos Iniciais em Língua Portuguesa e Matemática, destacando o trabalho dos professores no crescimento dos índices educacionais. 

Com foco nos casos positivos, a diretora Santini Galli, da Escola William Richard Schisler, em Porto Alegre, compartilhou a experiência de sua instituição, que recuperou a presença de oito alunos após 13 dias de afastamento devido ao risco de alagamento.

Além disso, a Jornada Pedagógica teve a estreia do mini-documentário "Nossas Vozes", uma produção da Seduc com relatos de três diretoras da rede estadual sobre os desafios enfrentados nas comunidades escolares durante a crise meteorológica e a reconstrução das escolas atingidas.

Uma das novidades desta edição foi a opção de escolher salas temáticas. No dia 24 de julho, em vez de uma única atividade geral para todas as escolas, foram oferecidas formações em áreas distintas, cada uma pensada para tratar de um assunto específico, como Educação de Jovens e Adultos, preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e modalidades de Educação no Campo, Quilombola e Indígena. 

Os professores puderam escolher individualmente a sala temática que melhor se alinhasse à sua realidade, e todas as sessões estão gravadas e disponíveis no canal TV Seduc RS, no Youtube. 

Na quinta-feira (25/7), as 30 Coordenadorias Regionais de Educação ajustaram as pautas da Jornada Pedagógica conforme o contexto de cada região e comunidade escolar. Nesta sexta-feira (26/07), último dia do evento, ocorreram atividades internas nas escolas, que adaptaram e aplicaram os temas discutidos para planejar as aulas até o final do ano letivo.

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