Jogos Escolares reúnem 300 estudantes da rede pública em disputa de Xadrez na Capital
Publicação:

Mais de 300 alunos da rede pública participaram nesta quarta-feira, 15, da final de Xadrez, etapa Porto Alegre, dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS 2009). Estudantes representando 40 instituições de ensino modificaram a rotina da Escola Estadual Japão, na Capital, onde ocorreu a competição. Os campões das categorias mirim, infantil e juvenil, tanto masculino como feminino, irão disputar a final estadual de Xadrez dos JERGS nos dias 28 e 29 de agosto, em Rio Grande.
A secretária estadual adjunta da Educação, Salete Cadore, acompanhou a disputa e explicou que a inclusão do Xadrez entre as modalidades esportivas dos Jogos Escolares está relacionada com a busca pela oferta de atividades extracurriculares que estimulem as potencialidades cognitivas dos alunos. ?Queremos incentivar os nossos estudantes a procurarem o desenvolvimento da modalidade que contribuem diretamente com a melhoria do desempenho escolar. Sabemos que o Xadrez desenvolve a atenção e estimula as crianças a pensarem em estratégias dentro de determinado contexto?, concluiu.
Além do Xadrez, o coordenador dos JERGS, Carlos Pinheiro, ressaltou que estão ocorrendo disputas em todo o Estado nas modalidades de Futebol de Campo, Atletismo, Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol e Judô. ?As competições estão acontecendo por coordenadoria de Educação (CRE) e por Região do Estado. Isso está movimentando mais de 400 mil estudantes gaúchos?, afirmou.
Os JERGS têm como finalidade estimular a prática desportiva nos estabelecimentos de ensino e também incentivar a integração entre comunidade escolar por meio das atividades. Os jogos também possibilitam a identificação de novos talentos esportivos na rede pública de ensino.