Instituto Rio Branco é premiado no VII Salão Jovem da UFRGS
Publicação:
Na primeira semana deste mês, o Instituto Estadual Rio Branco, em Porto Alegre, foi contemplado com o prêmio Trabalho Destaque do VII Salão Jovem da UFRGS com o trabalho Movimentos Raciais, do aluno Bruno Bock. O evento, que aconteceu entre de segunda a sexta-feira (1º e 5), e busca divulgar a pesquisa realizada pelos alunos da Educação Básica e da Educação Profissional Técnica, além de incentivar a investigação científica no contexto educacional e oportunizar a integração entre a universidade e comunidade escolar.
O trabalho realizado pelo aluno do primeiro ano do ensino médio, com assessoria da professora Alda Trein, apresenta pesquisa científica a partir do filme ?Histórias Cruzadas?, buscando conhecer de maneira mais profunda alguns movimentos raciais, as suas causas e as suas consequências na década de 60, no sul dos Estados Unidos.
A atividade de pesquisa está inserida no programa da disciplina Seminário Integrado, proposta pelo governo do Estado. "Percebo o Salão Jovem da UFRGS como um espaço importante para os alunos da Educação básica apresentarem os conhecimentos produzidos dentro da escola e articulados pelo Seminário Integrado. Com a reestruturação curricular do Ensino Médio, os educandos estão tendo a oportunidade de realizar pesquisas, fazendo a interlocução com as diversas áreas do conhecimento. Desta forma, a escola propicia aos estudantes a exploração de seus interesses, o exercício da autonomia e a oportunidade de formação de cidadãos críticos, reflexivos, capazes de intervir de forma positiva na realidade buscando soluções para os problemas vividos", afirma a coordenadora pedagógica adjunta do Ensino Médio da 1º CRE, Soraya Tolentino.
Para a supervisora pedagógica do ensino médio do Instituto, Anália Martins, o prêmio representa o reconhecimento do trabalho do aluno e da professora orientadora.