Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Instituto Irmão Getúlio, de Vacaria, desenvolve projeto que orienta para o descarte correto de pilhas e baterias

Repercussão dos resultados da pesquisa feita por estudantes gerou elogios da população de Vacaria

Publicação:

Estudantes tiveram participação em rádio local
Estudantes tiveram participação em rádio local - Foto: Divulgação
Por Bárbara Lima sob orientação de Bruna de Bem

O projeto “A Sabedoria da Energia”, coordenado pelo professor de Geografia, Edgar Bueno Silveira, tem aumentado o protagonismo dos estudantes de terceiro ano, das turmas 321 e 322, do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio (23ª Coordenadoria Regional de Educação) e gerado bons frutos na cidade de Vacaria. A partir de aulas teóricas sobre as diferentes formas de produzir e armazenar energia elétrica, os alunos se depararam com um problema bastante comum: o descarte incorreto de pilhas e baterias, por exemplo.

 Para entender melhor o destino desse tipo de material, os estudantes foram em busca de empresas que eles supunham ser locais de descarte, como supermercados, relojoarias e lojas de autopeças. Os proprietários, então, orientaram os alunos acerca do tipo de dispositivo recolhido e para onde são enviados. Com o levantamento da pesquisa, se descobriu que a maioria da reciclagem dos resíduos é realizada por empresas de outros municípios e estados. Segundo o professor Edgar, o projeto valorizou os conhecimentos prévios e a autonomia dos secundaristas. “Eles fizeram muitas sugestões na montagem do projeto, incluindo o nome e os locais a serem visitados. Depois, ainda criaram um card que informa os pontos de coleta para ser veiculado nas redes sociais”, explica.

Ele destaca ainda que os empresários da cidade foram muito receptivos, o que aumentou a qualidade dos registros e do levantamento feito para a pesquisa. Além disso, a comunidade de Vacaria elogiou a atuação dos estudantes, principalmente após a gravação e a transmissão de um programa sobre a iniciativa, feito a convite de uma rádio local. “Convidei os alunos que já estavam com os dados levantados e alguns se dispuseram a participar. A comunidade de Vacaria sempre valoriza muito o Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio”, considera.

A diretora do Instituto, Marília Guazelli, ressalta que a equipe de educadores está empenhada em criar projetos, especialmente dentro do itinerário de Sustentabilidade do Novo Ensino Médio. “A gente percebe que os professores têm estimulado a criatividade e a busca por novas formas dos alunos interagirem na sociedade. A iniciativa do projeto Sabedoria da Energia é maravilhosa, pois está informando a população sobre o descarte correto de dispositivos de armazenamento de energia”, reflete. Os desdobramentos da pesquisa extrapolam as paredes da escola e agora, segundo a diretora, os estudantes também irão dar entrevistas para jornais regionais. “Estamos bastante satisfeitos com a atuação de nossos professores e alunos”, conclui.

Secretaria da Educação