Inscrições abertas para a 2ª edição da Olimpíada de Matemática de Professores do Ensino Médio
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Professores de Matemática da Rede Estadual que ministram aulas no Ensino Médio têm a oportunidade de participar da segunda edição da Olimpíada de Matemática de Professores do Ensino Médio (OPMBR). A competição, criada por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), tem como objetivo estimular e promover o ensino de Matemática no Brasil, identificando talentos e boas práticas entre os educadores.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio, preenchendo o formulário disponível no site. A olimpíada irá reconhecer e premiar até 10 professores de Matemática que se destacam por seu trabalho na escola, fazendo a diferença para a melhoria do aprendizado dos alunos.
A primeira edição, realizada em 2024, contou com mais de 600 participantes de todo o país. Após superar várias fases, os dez vencedores ganharam uma viagem de intercâmbio científico e cultural para Xangai, na China, país reconhecido como referência global no ensino de Matemática. Neste ano, a premiação será mantida, e os medalhistas de ouro também embarcarão para Xangai em abril ou maio de 2026.
Professora da Rede Estadual relembra experiência de receber a Medalha de Ouro
Josiéli Fátima Tonin Pagliosa é professora de Matemática da Escola Estadual Normal José Bonifácio, em Erechim, e participou da primeira edição da Olimpíada, levando para casa uma medalha de ouro no peito. Mais do que uma competição, ela descreva que a experiência foi “indescritível”. Desde as fases de avaliação individual até a premiação em Brasília e a viagem internacional, Josiéli destacou que todo esse processo trouxe um aprendizado contínuo, além do reconhecimento profissional.
"Cada etapa foi uma fase de aprendizado. A prova, por exemplo, foi toda voltada para as habilidades que tanto ressaltamos na educação hoje", afirmou. Em Xangai, Josiéli e os demais medalhistas também puderam observar de perto o sistema educacional do país, percebendo inovações que podem auxiliar o trabalho docente. Ela ressaltou a metodologia do lesson study, em que professores assistem às aulas uns dos outros para trocar ideias e aprimorar suas práticas. "Aqui no Brasil, há resistência a isso, mas lá o objetivo não é criticar, e sim aprender juntos", explicou.
Mesmo com o fim da competição, após retornar ao Brasil, Josiéli e os outros medalhistas continuam a participar, semanalmente, de reuniões online com professores universitários para preparar workshops e divulgar as Olimpíadas. "A experiência em Xangai foi transformadora, mas o mais importante é que estamos levando esse conhecimento adiante, compartilhando com outros educadores e contribuindo para a melhoria da Educação no Brasil", finalizou.
Etapas da competição
A OPMBR é dividida em três etapas, cada uma com critérios específicos para avaliar o desempenho e a dedicação dos professores. Na primeira fase, que começa em junho de 2025, os inscritos farão uma prova online, composta por um questionário e uma avaliação didática. Os classificados para a segunda fase deverão enviar um vídeo, demonstrando suas metodologias de ensino, experiências em sala de aula e resultados alcançados na comunidade escolar.
Por fim, na terceira fase, os finalistas participarão de uma entrevista individual com o Comitê Acadêmico, composto por especialistas renomados na área de Educação e Matemática. Na primeira edição, o comitê incluiu nomes como o ex-ministro Cristovam Buarque e os professores Eduardo Wagner e Jorge Lira.
A cerimônia de premiação ocorrerá em novembro de 2025, quando serão conhecidos os vencedores das medalhas de bronze, prata e ouro. Além da viagem para Xangai, os professores premiados terão a chance de compartilhar suas vivências e conhecimentos, contribuindo assim para a formação de outros educadores.
Os critérios de seleção envolvem o desempenho dos alunos em competições de Matemática, a didática do professor, o envolvimento dos estudantes e das famílias no processo de aprendizado, e o impacto do trabalho desenvolvido dentro e fora da sala de aula. A OPMBR também adota uma política de diversidade, assegurando a participação de professores de escolas públicas seletivas e não seletivas.