Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da

Educação

Início do conteúdo

Dia do Agricultor

É realizado no dia 28 de julho o Dia Nacional do Agricultor. A data foi criada através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação do Ministério da Agricultura.


A agricultura no Brasil é, historicamente, umas das principais bases da economia do país, evoluindo das monoculturas para a diversificação da produção.
Os principais produtos Agrícolas do Brasil são: algodão, arroz, café, cana-de-açúcar, feijão, floricultura e paisagismo, frutas e culturas perenes (banana, cacau), horticultura (tomate e cebola), mandioca, milho, soja e tabaco.


A agricultura familiar é o cultivo da terra e de plantações realizadas por pequenos produtores rurais, tendo como mão-de-obra o núcleo familiar.
A alimentação escolar incentiva esta prática através da Lei nº11.947/2009, que determina a utilização de no mínimo 30% dos recursos repassados pelo FNDE para a alimentação escolar destinado a compra de produtos oriundos da agricultura familiar.

Variedade e benefícios dos produtos alimentícios vindos da Terra:
Branco Aipim, alho, cebola, cogumelo, couve-flor, banana, nabo. Auxiliam na formação e manutenção dos ossos, na regulação dos batimentos cardíacos e fortalecem o sistema imunológico.
Verde Abacate, abobrinha, alface, couve, brócolis, kiwi, limão, pimentão verde. Combatem os radicais livres, estimulam o crescimento, a coagulação sanguínea e a contração muscular.
Vermelho Cereja, goiaba vermelha, melancia, morango, pimentão vermelho, tomate. Auxiliam na prevenção do câncer, estimulam a circulação sanguínea, o bom funcionamento da memória e pele saudável.
Roxo/ azulado Alface roxa, ameixa preta, amora, berinjela, beterraba, figo, uva roxa, jabuticaba. Auxiliam na prevenção do câncer e retardam o envelhecimento.
Amarelo/ alaranjado Abacaxi, abóbora, cenoura, damasco, laranja, milho, pêssego, pimentão amarelo. Auxiliam na manutenção dos tecidos, visão e cabelos, mantém o sistema nervoso saudável, e retardam o envelhecimento.
Marrom Amêndoa, castanha, linhaça, nozes, soja, trigo, flocos de milho. Favorecem o bom funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão e ajudam na prevenção do câncer.

Referências:

Dia do Agricultor, disponível em: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-agricultor.htm

 Agricultura Familiar, disponível em: http://www.mda.gov.br/sitemda/secretaria/saf-ali/sobre-o-programa,



Secretaria da Educação