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IDEB 16ª CRE: Escolas da região com 100% dos índices acima das metas projetadas

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16ª CRE
O Coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), de Bento Gonçalves, Enio Eliseu Cecagnho reuniu na tarde de terça-feira (09), a equipe da CRE, que atende 25 municípios e 77 escolas, para falar, entre outros temas, sobre o índices positivos do IDEB-2013 de escolas da região. Os índices saltaram de 4,2 em 2005 para 5,3 em 2013. Ceccagno destacou a crescente evolução dos índices, resultado de políticas públicas como O PNAIC-Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa, o empenho das equipes diretivas e professores e os altos investimentos em qualificação e infraestrutura. De acordo com o titular da CRE, todas as escolas superaram as metas do IDEB projetadas pelo Ministério da Educação para 2013. O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, destacou que a melhoria reflete o resultado da reestruturação curricular, pois foi obtido um significativo aumento na taxa de aprovação, passando de 66,3% em 2011 para 73,5% em 2013, com destaque para o 1º ano do Ensino Médio, que aumentou 9,5%. Além disso, Azevedo ressalta que os resultados positivos também se devem à introdução da pesquisa no currículo escolar, a investimentos crescentes na educação estadual ? recuperação de espaços físicos de escolas, mais recursos para equipamentos e mobiliário, maior investimento na formação de professores e modernização tecnológica da rede. A reestruturação curricular na rede estadual também foi feita nos anos iniciais do Ensino Fundamental Os fatores que elevaram o desempenho do Ensino Médio do Rio Grande do Sul no Ideb: ? Reforma no currículo, com o acréscimo de 600 horas no ano escolar, o que aumentou o tempo de permanência em sala de aula? Incentivo à pesquisa, o que entusiasmou os alunos e, por extensão, os professores? Investimento na formação e no aperfeiçoamento dos professores e trabalhadores das escolas? Maior atendimento à educação infantil, o que deve ter influenciado no desempenho do Ensino Fundamental e do Ensino Médio? O simples fato de dar atenção ao Ensino Médio, reconhecendo que era precário, motivou professores e alterou a situação? Redução de 1,7 pontos nos índices de evasão dos alunos? Programa Província de São Pedro, que distribuiu 138 milhões de tablets e netbooks para alunos e professores IDEB Criado pelo Ministério da Educação, o IDEB é calculado bienalmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com cálculo a partir da combinação de dois fatores: desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e rendimento escolar (taxa de aprovação). Fazem prova para composição do IDEB dos anos iniciais todos os estudantes do 5ºano e, dos anos finais, do 9º ano. As provas do Ensino Médio são realizadas por amostragem, por escolha aleatória feita pelo Inep.
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