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Governo apresenta Jovem de Futuro em evento para mais de 800 gestores escolares

Em 2024, 696 escolas da rede publica estadual vão participar do programa focado na gestão escolar

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Seminário marca lançamento do programa Jovem de Futuro
Seminário marca lançamento do programa Jovem de Futuro - Foto: Mauricio Tonetto / Secom

Em um seminário para mais de 800 professores e diretores da rede publica estadual, o governo do estado apresentou o programa "Jovem de Futuro" nesta terça-feira (26/9), no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre. O projeto é fruto de uma parceria com o Instituto Unibanco e enfatiza uma metodologia e ferramentas de gestão escolar para a rede a fim de garantir a aprendizagem e reduzir as desigualdades entre os alunos no ensino médio.

No próximo ano, 696 escolas gaúchas de 20 coordenadorias regionais da educação vão participar do programa, criado em 2008 e presente em 11 unidades da federação. "Um futuro melhor para o nosso Rio Grande passa, fundamentalmente, pelo capital humano que nós vamos construir, desde já, todos os dias", disse o governador Eduardo Leite ao lado da secretária da educação, Raquel Teixeira, e do superintendente executivo do Instituto Unibanco Ricardo Henriques. "Tem que ter coração, tem que ter alma, mas também método, gerenciamento que deve ser feito para que a gente possa observar um caminho a ser trilhado e chegar ao objetivo que se deseja", frisou Leite.

O Jovem de Futuro se estrutura com ações em cinco eixos: governança, assessoria técnica, formação, mobilização e gestão do conhecimento. Todas conversam e se articulam por meio do método denominado Circuito de Gestão. No Rio Grande do Sul, o programa será implantado ao longo de oito anos e, a partir de 2027, terá a expansão para as outras 10 regiões do estado.

Teixeira abriu a programação enaltecendo a qualidade dos professores da rede pública estadual gaúcha e a parceria firmada com o Instituto Unibanco. "Talvez essa excelência individual dos professores esteja precisando um pouco mais de coesão no sistema", expôs Teixeira antes de prosseguir. "Esse processo de considerar a Secretaria da Educação, as coordenadorias regionais e as escolas como as três importantíssimas e essenciais instâncias onde a aprendizagem é formatada, é executada e analisada. A gente precisa fortalecer esses laços", pontuou ao enaltecer a expertise do Instituto no ramo da gestão escolar.

É essa qualidade dos professores, aliada à escolaridade da mãe e à gestão escolar que compõe a lista de três fatores responsáveis pela permanência do jovem na escola, segundo Henriques. Ele apresentou um gráfico cruzando as variáveis do volume de estudantes e da nota média do Ideb. "O objetivo é fazer com que todos os jovens estejam na escola e que todos aprendam", afirmou. "A gente tem a missão de fazer com que os jovens gauchos sonhem. E que cada um de nós sonhe cada jovem do Rio Grande do Sul".

Secretária Raquel participa de lançamento do "Jovem do Futuro"
Secretária Raquel participa de lançamento do "Jovem do Futuro" - Foto: Henrique Fornari


Painel de abertura debate importância da gestão

A programação seguiu com Teixeira e Henriques compondo o primeiro bate-papo expositivo do dia no painel "Gestão para o Avanço Contínuo da Educação". Caminhando pelo palco central, os gestores discutiram a necessidade de investimento na qualidade dos gestores e da gestão, vista como estratégica e central no sucesso escolar. "O bom diretor, que alcança bons resultados, consegue inspirar os professores a pensarem juntos, a buscarem soluções. Quando a gente fala do papel do gestor são essas coisas do dia a dia", afirmou Teixeira.

Henriques centrou o discurso na colaboração como agente transformador da realidade, aprendendo e valorizando as diferenças de pensamento entre os atores escolares.

Raquel Teixeira participa do primeiro bate-papo expositivo do dia
Raquel Teixeira participa do primeiro bate-papo expositivo do dia - Foto: Henrique Fornari


Painel de Resultados educacionais encerra a manhã

O último painel da manhã teve como foco de discussão os dados como vetor da equidade e inclusão. O professor do Insper, Ricardo Paes de Barros, fez uma avaliação de impacto do Jovem de Futuro, destrinchando para quem e quando serve o programa. "O objetivo é garantir o direito à educação aos estudantes. No fim, o objetivo é saber se essa parceria, de fato, ajudou e em que medida [auxiliou] o estado a garantir o acesso, a permanência e o aprendizado", assegurou.

O subsecretário-adjunto da Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo (Sedu-ES), Marcelo Lema, abordou menos os dados e mais a metodologia, em especial a PDCA (planejar, desenvolver, checar e agir).

Tarde tem protagonismo juvenil e conversa sobre liderança escolar

O turno da tarde teve início com um painel sobre liderança escolar, que buscou ouvir experiências de gestão de diretores de quatro escolas do estado. O formato permitiu maior interação e dinamismo entre os participantes. 

Para encerrar as discussões, quatro estudantes formaram o painel "Juventude, equidade e protagonismo". Eles debateram acerca do que e quem os inspira, como é o engajamento na comunidade escolar e o que esperam do futuro.

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