Gestão escolar é aprimorada por meio de capacitação

Prestação de contas das escolas ocorrerão via sistema informatizado

Encontros com as direções das escolas de Porto Alegre ocorrem até dia 9 de julho - Foto: Lucas Nogare

Com o intuito de capacitar as direções das escolas, dando suporte para a informatização dos dados de prestação de contas da Autonomia Financeira, o Departamento Administrativo (DAD) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da sua coordenação de finanças, está promovendo, até o dia 9, uma formação com as 244 escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Os encontros visam instruir sobre a inclusão da digitalização nas movimentações financeiras do sistema de Finanças Públicas do Estado (FPE).

A assessora do setor de Autonomia Financeira da Seduc, Ana Maria Fachel, explica que até 2018, além do FPE, era necessário que o diretor utilizasse o processo físico, digitalizasse os documentos, fosse até a Mantenedora e inserisse os dados num programa chamado PROA. Agora, basta que os dados sejam colocados no sistema FPE. “Foi feita uma união dos softwares e a prestação de contas ficou muito mais fácil. Além disso, o educador não precisa mais se deslocar, pois terá um sistema mais eficiente à disposição”, afirma.

De acordo com um dos assessores financeiros da 1ª CRE, Luís Cláudio Knierim, a mudança também proporciona um olhar mais sensível aos profissionais que farão todas as etapas dentro da própria instituição de ensino. “Este é mais um avanço na gestão do Governo do Estado que auxilia o educador responsável pelas atividades administrativas”, conclui.

Autonomia Financeira

A verba é repassada mensalmente às escolas estaduais. O recurso é destinado para manutenções de exigências diárias, aquisição de materiais permanentes, bem como para o desenvolvimento do ensino.

Próximos encontros

A partir do mês de agosto as demais Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) irão definir datas da mesma capacitação com as instituições de ensino das respectivas regiões.

O que é o sistema Finanças Públicas do Estado (FPE)?

Projetado para atender às áreas orçamentária e financeira, o FPE é hoje a principal ferramenta de controle de receitas e despesas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Desenvolvido pela PROCERGS e pela Secretaria da Fazenda, o sistema é utilizado por órgãos do poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas e Ministério Público. É um sistema de controle e acompanhamento das despesas de manutenção do investimento realizado pelo Estado.